Wednesday, July 06, 2011

Transformers 3 - Dark Side of the Moon



É indiscutivel o valor comercial que tem uma saga como Transformers, nao so em termos de entertenimento puro, mas acima de tudo na evolução em termos graficos que trouxe consigo para um cinema moderno e de convicção completamente diferente. Para este terceiro episodio o sumo mantem-se com a alteração da protagonista, por uma outra com os mesmos atributos. Para primeira aventura em 3D os resultados comerciais nao podiam ser melhores quebrando todos os records e expectativas que poderiam ser criadas. Criticamente, e como ja tinha acontecido com o segundo filme, as coisas nao foram tão felizes com resultados mais dispares e menos consenso.



O primeiro ponto que se deve avaliar e a magnifica produçao que esta aqui em questao, e daqueles filmes que e induvidavel o valor da evoluçao e da qualidade da produçao e dos efeitos especiais tremendos, potencializados ao maximo no valor 3D. COntudo para alem deste facto nada conseguimos mais subtrair de um filme vazio em quase todas as suas dimensoes, com personagens com pouca ou mesmo nenhuma profundidade, com uma narrativa vazia recheada de cliches de baixa qualidade a maior parte deles nem capaz de integrar filmes serie B, mas acima de tudo um humor que ja nem concretizado consegue ser.



A tudo isto junta-se um conjunto de ingredientes desnecessarios cujo unico objectivo e exportar ao maximo as possibilidades de efeitos especiais de ponta. Alias tem dificuldade em objectivar um filme como este numa historia mas sim numa escravidao total da tecnologia que e apanagio do proprio filme. Acrescido a este ponto esta a excessiva duraçao do filme, que torna insuportavel as interminaveis batalhas.



O filme fala de um regresso em força dos megatron, agora com a ajuda de um novo aliado descoberto na parte escodida da lua, onde os unicos bons pontos acabam por ser as ligaçoes historicas concretas e algumas fases simbolicas como Megatron sentado no lugar de Lincoln.



O argumento do filme e um total vazio em todos os aspectos, ao contrario do primeiro filme a continuaçao das historias sao forçadas a reboque de piadas facilitistas que nada fazem louvar o bom trabalho inicial. O pior de tudo sao as proprias personagens que perdem qualidade com o passar dos filmes.



Michael bay e o realizador dos cifroes, mas ao mesmo tempo daqueles que a qualidade dos filmes pouco importa, sendo o barometro o numero de efeitos especiais utilizados e a forma concreta com estes conseguem surpreender o espectador. Nao pondo em causa nunca a qualidade do trabalho por si desempenhado parece-nos importante melhorar alguns aspectos na sua forma de fazer bons filmes



O cast e recheado de floops e desilusoes, se o histerismo de Labeuf ja nao tem a graça nem funciona tão bem como ja fez no primeiro filme, assim nos parece que tudo ainda e mais vincado quando tudo a volta dele parece demasiado artificial, a começar na nova partner uma boa seguidora em pouca convivçao do que ja era Fox. Depois e pena ver actores como Mcdorman de Malkovich em papeis disparatados como o que e oferecido neste filme






O melhor - Os efeitos especiais






O pior - O vazio completo de grande parte do filme









Avaliação - D+

No comments: