Sunday, July 24, 2011

Zookeper


Confesso que quando vi pela primeira vez um filme de Coraci, pensei que podia estar aqui uma nova forma de fazer cinema, pela forma concreta com que a sua piada era natural, principalmente em Wedding Singer e em alguns momentos em aguas. As colaborações ate agora com Sandler tinham sido proveitosas, dai que com alguma surpresa a produtora desta estrela para este verão tenha colocado o seu titular no banco e tenha apostado no seu segundo maior produto, ou seja Kevin James. Os resultados contudo mostraram que pese embora a produçao seja de primeira, linha James ainda nao tem o poder mediatico de Sandler e os resultados comerciais sao em longa escala bem mais modestos. Criticamente pouca surpresa se existe coisas que Sandler e companhia estão ultimamente habituados e nao conseguir convencer a sempre dura critica.
Zookeper e um filme natural, baseado num estilo de comedia tradicional na ligação entre homens e seres humanos, depois tudo do mais previsivel que existe na forma com que o guiao central se vai desenvolvendo. Contudo cai no ridiculo pleno quando a determinada altura exage na humanificação de um dos animais e tudo a partir dai parece perdido, numa das sequencias mais disparatas que há memoria.
Outro dos grandes problemas do filme e que ao contrario dos anteriores filmes do realizador ele aqui nao consegue fazer resultar um unico momento humoristico quase sempre perdido em falta de intensidade e isso acaba por tornar a comedia como demasiado ligeira e sem força para outro tipo de andamento.
Nao se pode por em causa contudo a aposta no filme principalmente na forma com que a produçao e efectuada no sentido de colocarem os animais com o maior realismo possivel mas isso nem sempre permite que o filme resulte.
A historia fala-nos de uma guarda de jardim zoologico que com o regresso da sua ex namorada a sua vida começa a lutar por esta com a ajuda dos animais com quem trabalha que descobre que estao longe de ser irracionais.
O argumento e demasiado pobre em todas as suas partes, desde logo em termos de personagens todas elas limitadas ao minimo exigido para um filme basico. Tambem no desenvlvimento narrativo nao vai alem do esperado e previsivel, sendo que tudo fica mais negro quando para uma comedia nao tem um unico momento de gargalhada solta.
A realizaçao e talvez o aspecto mais em risco no filme mas aquele que menos fica prejudicado com o resultado do filme, por animais a falar e parecere reais, nao e facil, mas no filme esse objectivo acaba por ser bem traçado e conseguido, mesmo que tudo o resto nem sempre tenha uma boa componente estetica.
Por fim em termos de cast, e obvio que pouca gente espera pouca mais do que o de sempre de James e isso e o que temos, o pateta em excesso, o pobre coitado que encaixa perfeitamente na sua fisionomia, e que pouco mais precisa do que umas piadas fisicas para o filme resultar. O problema e que o filme tras consigo a talentosa Dawson num desaproveitamente de talento gritante numa personagem com falta de qualquer dimensao que reduz a actriz a um patamar por onde tinha começado mas facilmente saido. Boa referencia para as vozes escolhidas para os animais, principalmente Stallone, Cher e Nolte.

O melhor - A voz dos animais.

O pior - A falta de humor natural que o filme devia trazer consigo.

Avaliação - D+

No comments: