Tuesday, July 26, 2011

Mr Poper's Penguins


Starring: Jim Carrey, Carla Gugino, Angela Lansbury, Ophelia Lovibond, Madeline Carroll
Directed by: Mark Waters


Confesso que quando vi o trailer deste filme vaticinei que quer Wates, quer Carey tinham comprometido toda a dignidade da carreira de ambos com claro mais prejuizo para o comediante, recheado de sucesso e de reconhecimento. Esta aventura familar parecia um poço sem fundo. Contudo com as primeiras criticas percebeu se que o desastre talvez nao seria tao grande com criticas nao muito duras, a maioria das quais mesmo positiva para um filme facilmente criticavel. Contudo comercilmente e quem sabe muito pelo que ja foi dito aqui o filme esteve longe do que Carey ja conseguiu, ou seja resultado muito modesto para um filme familiar e acima de tudo protagonizado por ele.
A primeira coisa que e importante sublinhar e que se estamos a espera de um filme tradicional e aborrecido com piadas gastas, tudo o que o trailer do filme demonstra, esqueçam, estamos perante uma comedia actual que balança quase na perfeiçao toda a sensibilidade e sentimentalismo de uma comedia familiar, que e a base do proprio filme, com outras tiradas com um humor que a momentor roça o negro com algum lado de non sense. Este equilibrio acaba por trazer algumas virtudes a um filme, que contudo funciona muito melhor em termos de filme de familia do que propriamente como comedia pura.
Este filme marca o regresso a de Carey a comedia fisica propriamente dita terreno onde cresceu mas que se emancipou para terrenos nunca antes pensados, dai que pensamos que o filme tem como ponto negativo o regresso de Carey a um terreno menor, no qual ja nao precisa e o filme tera sempre consigo o fantasma de ser um passo atras assumido pelo actor.
De referir a excelente coordenaçao dos pinguins que funcionam como interpretes de nivel estrelar no filme.
A historia fala de metamorfose da personalidade de um curioso negociador de nova iorque, quando recebe como herança do seu pai, seis pinguins, que do nada vão alterar não so a sua vida, mas acima de tudo as prioridades da mesma.
O argumento tem bons momentos principalmente em momentos isolados de humor, principalmente quando recorre à irnoia bem trabalhada de Carey. A historia e objectiva mas ao mesmo tempo previsivel, se por um lado não contamina um filme familiar, por outro limita-o na abrangencia.
Confeço que dos realizadores de comedias romanticas que nos ultimos anos mantiveram alguma constancia Waters foi durante tempo um dos que chamou mais atençao a si, principalmente com Freaky friday, mas principalmente por mean girls, contudo com o tempo a expectativa tornou-se desilusao, contudo neste filme demonstrou que para alem de comedias romanticas consegue tambem fazer bons filmes e com meios no terreno familiar.
Carey e claramente um homem de comedia que brilha mais no drama, por surpreender neste genero, dai que nos parece um retrocedo este papel, onde regressa ao mais basico e elementar que sabe sem surpreender, mesmo que no que este papel pede, ninguem melhor que ele dá. Todos os secundarios param para ele, como no inicio da sua carreira foi, esperamos que tenha sido uma escapadinha e que regresse rapidamente ao Carey para todos.

O melhor - A surpresa em relação ao trailer

O pior - Alguns cliches da comedia familiar.

Avaliação - B-

No comments: