Saturday, October 09, 2010

Wall Street Money Never Sleeps




Era um dos titulos mais aguardados do ano, passado mais de 20 anos sobre o filme que debruçou se sobre a especulaçao financeira e as estrategias dos investidores que valeu entre outras coisas o papel de uma vida a Michael Douglas, surge com o aparecimento de uma economia cada vez mais fragil e de acordo com que o primeiro filme esperava, a sequela. Os resultados contudos nao foram tao brilhantes como o primeiro filme, a critica foi menos receptiva ao filme com uma recepçao mista, e a nivel comercial a longa data que Stone esta arredado de grandes sucessos o que tambem nao vai acontecer com este filme.

Money Never Sleeps, e um filme temporalmente coerente que segue os pontos mais interessantes do primeiro filme actualizado nos negocios actuais, relcionado com energia e a forma como a especulaçao desta area pode fazer gerir ou nao os melhore negocios. Mas isto e apenas a face mais visivel do filme que tem como seu principal assunto as relaçoes pessoais e os valores das mesma, e aqui mais uma vez temos a personagem de DOuglas o mitico GOrdon Geko a prevalecer por entre todos os outros. Alias a personagem e o reviver da mesma acaba mesmo por ser o ponto mais interessante e dinamico do filme, ja que tudo o resto parece faltar uma nova alma, momentos onde o risco sentimental e posto mais em causa.

Stone sabe como poucos ser actual nos seus temas e mais uma vez este e outro dos pontos do filme, numa altura em que a economia e estremamente debil o realizador demonstra a parte oculta da mesma denunciando estratagemas.

Apesar de nao ser nunca um filme de autor acaba por ser um bom filme de entertenimento talvez mais que o primeiro algo mais tecnico, aqui as questoes politicas e economicas sao minorizadas pelas questoes pessoais o filme ganha em aproximaçao ao publico mas perde o seu valor quase cientifico.

O filme fala de Geko saido da prisao e longe de tudo e todos, quando se aproxima do namorado da sua filha e com este começa a entrar outra vez no jogo, contudo sempre sem o apoio da sua filha.

O argumento nao e tao forte o original como o primeiro, os dialogos sao apenas brilhantes quando exaltam o egocentrismo de Geko, de resto mesmo na criaçao de novas personagens nada de brilhantismo, num filme que e a sequela natural sem nunca ser uma historia de outro mundo.

A realizaçao de Stone e das mais simples da sua carreira penso mesmo que a preocupaçao do autor com este paramentro e a determinados momentos descuidada, filma Nova York como poucos e certo mas para um filme desta dimensao um toque mais pessoal seria bem vinso, exagera no recurso as televisoes.

O cast tem Michael Douglas do seu papel de uma vida que como ninguem sabe representar e o seu ser mais natural, e portanto esta como peixe na agua, ja lhe valeu um oscar. Labouif parece perder algum fulgor dos primeiros papeis principalmente por ser algo repetitivo, o seu aspecto nao ajuda no papel, e nos momentos mais dramaticos nao esta no seu melhor nivel. Muligan surpreendeu meio mundo na simplicidade de An Education neste filme as coisas correm claramente pior, com alguns tiques da outra personagem ou serao seus, tera que convencer mais para ganhar um espaço importante em Hollywood. langela e Brolin nos seus comuns registos sem brilho algum


O melhor - O regresso de Gordon


O pior - O filme nao ter a intensidade cientifica do primeiro


Avaliação - B-

No comments: