Sunday, October 10, 2010

Charlie St Cloud




Se existe tipo que este ano esta totalmente em voga, sao os filmes a moda de Sparks, independentemente se escritos por este, o presente ano tem tido uma mao cheia de melo dramas romanticos marcado por acontecimentos tragicos com maior ou menos sucesso. Neste filme para alem deste teor temos um dos herois juvenis da actualidade no papel principal, dai que nao seja totalmente surpreendente os bons resultados do filme em termos comerciais e os maus em termos criticos ja algo satisfeita com este tipo de registos.

Charlie St Cloud e um filme partido, demasiado ate para quem tenta fazer um registo unico, na primeira meia hora de filme temos um filme de personagem, na forma como contextualiza e bem e boa relaçao entre dois irmao, depois do acontecimento mais importante do filme, no caso concreto a meio do filme, este perde se por completo e tem dificuldades em reorientar se primeiro nas ligaçoes para anormais do personagem central, mas acima de tudo a sua maior dificuldade esta em encaixar neste paramentro um desenvolvimento amoroso, que nunca parece ir alem daquilo que pode ir, sendo totalmente um segundo plano ao longo de todo o filme.

Nao e daqueles filmes fortes emocionalmente que pode contornar toda a falta de originalidade o filme e demasiado previsivel e ate determinado ponto demasiado cinzento, muito pouco num registo onde tem de se primar pela sensibilidade que o filme tem mas em dose demasiado moderada.

O argumento fala de um jovem com paixao pelos barcos que deixa de viver depois de ter assistido a morte do seu irmao mais novo, volvidos alguns anos e sem qualquer tipo de experiencia de vida com o encontrar de um interesse amoroso, vai voltando ao que realmente gosta desprendendo.se do passado.

E inumeros os filmes que falam sobre as experiencias traumaticas e a forma destas serem ultrapassadas, por diversas vezes filmes tratam deste assunto, contudo estes ultimamente tem sido cada vez mais repetitivos limitando-se a fazer o que ja foi feito, como e o caso deste filme pobre em todos os outros registos.

Em termos de realizaçao tambem estamos longe dos melhores momentos se as sequencias iniciais demonstram quimica entre os irmaos, nos planos amorosos o filme fica muitod a desejar com falta de caracter estetico que poderia ser importante para o proprio filme

A nivel de cast, Ephron e um heroi juvenil que pouco mais e do que a sua componente estetica, ainda lhe falta um sem numero de caracteristicas de interpretaçao para resistir neste particular. O resto do cast muito apagado com incidencia nas apariçoes quase despercebidas dos veteranos Lyotta e Basinger.


O melhor - A contextualizaçao da relaçao entre irmãos.


O pior - A forma como o enlace amoroso nunca toma a redea do filme


Avaliação - C-

No comments: