Friday, January 22, 2010

Sherlock Holmes

Sherlock Holmes e daquelas adaptações ao cinema que por todos os seus pontos acaba por se tornar um daqueles filmes expectantes para publico generalista, ou mesmo pela critica. Os condimentos eram muitos, primeiro por ser a primeira grande adaptação ao cinema do investigador inglês, a segunda por ter o excêntrico Guy Ritchie como realizador, e a cima de tudo pela sempre boa escolha de Downey Jr para protagonista. Neste particular o que se assume e que quase tudo acabou por correr bem, a nível critico o filme mesmo não tendo entusiasmado acabou por ser positivo, com o seu protagonista a conseguir o globo de ouro na categoria de comedia, mas foi comercialmente que o filme conseguiu atingir mais facilmente os seus objectivos, com resultados entusiasmantes em todo o mundo, e so ofuscados pelo poder incomparável de AVATAR.
Sherlock Holmes, tem todos os requisitos de um bom filme de férias, ou seja tem acção bem formulada, com sequencias fortes e interessantes, tem períodos de grande comicidade, conjuga bem o humor com os outros intuitos do filme, e acima de tudo tem carisma Guy Ritchie sem exageram no seu tipo de cinema oferece bons momentos, e dá estatuto a um filme que poderia ter dificuldades neste ponto. O que falta talvez alguma maturidade, ser mais serio em determinados pontos que o podesse transportar para outros valores. Outro ponto de alguma debilidade e a fragilidade que advem de ser algo fracionado os vilões, ou seja desde logo o vilão assumido acaba por ter pouca chama e carisma parecendo sempre demasiado fácil para a força incutida no duo de protagonistas, e mesmo o disfarçado so a determinado ponto do filme consegue se assumir.
Também a relação amorosa do protagonista apenas consegue oferecer algum balanço relativamente ao contraponto de Watson, mesmo assim apesar de não ser substancial e quase nada trazer de benéfico para o filme, o certo e que acaba por proporcionar alguns dos momentos mais cómicos do filme.
O filme fala-nos de um peculiar detective que tem em si uns particulares crimes ocorridos em Londres, com a ajuda do seu fiel amigo Dr. Watson, e conta as suas características de personalidade, temos um policial puro com acção e comédia.
O argumento do filme é algo bem montado, consegue contrabalançar todos os aspectos centrais do filme, ou seja a acção, a relação entre as personagens a facilidade com que lança as suas piadas e as sua vertente mais cómica, contudo penso que salienta demasiado o lado positivo das personagens descuidando-se na criação dos vilões.
A realização de Ritchie apesar de vistosa perde algum terreno em termos de consistência, e aqui e o facto de o filme não ser uniforme ao longo de toda a sua duracção. Ao inicio ainda temos alguns pontos de contacto com o cinema rebelde de ritchie, que acaba quase em piloto automático, mais serio e mais maduro, apesar de ser duas boas vertentes do realizador, o filme não e uniforme neste particular.
Se há matéria em que o filme quase nada arrisca é em termos de cast, colocar Downey Jr no papel e garantia de qualidade e carisma para o mesmo, e isso funciona bem no filme, apesar de muito colado ao seu registo em filmes anteriores como Iron Man, o actor responde a todas as necessidades da personagem. Também Law e uma agradável surpresa num registo mais fora do seu habitual, o actor conseguiu imprimir humor e disponibilidade física do filme. Já McAdams tem a sensualidade e a suavidade necessária para fazer prevalecer um papel baseado apenas nestes persupostos.

O melhor – A facilidade de gostar do filme

O pior – A pouca força dos vilões

Avaliação - B

No comments: