Sunday, January 10, 2010

Whip It!


Starring: Ellen Page, Marcia Gay Harden, Kristen Wiig, Drew Barrymore, Juliette Lewis
Directed by: Drew Barrymore

Esta estreia de Drew Barrymore atras das camaras, lança sempre alguma expectativa em torno da forma como os actores conseguem fazer a tranposiçao para tras das camaras, ainda para mais quando se trata de uma especie de filme de desporto, ainda mais estranho tudo se torna. A favorecer a dimensao do filme, temos Ellen Page pos Juno, num papel na mesma linha do que a tornou mundialmente conceituada. Os resultados sao numa aperciaçao global positivos mesmo nao sendo estrondosos em nenhum dos aspectos. Do ponto de vista comercial as coisas nao resultaram bem, a ligaçao de um tema algo estranho com a ainda falta poder comercial dos protagonistas lançou o filme para alguma indiferença, mesmo que criticamente a maioria das avaliaçoes tenham sido positivas e com bons louvores para o filme, contudo insuficientes para o colocar na corrida para qualquer tipo de premios.
Whip It apesar de vir vinculado a uma ideia grunge e independente do cinema, nao e mais do que mais um filme de desporto, em torno de um conflito familiar. Pese embora se trate de uma comedia, nao temos muitos momentos bem dispostos, alias a maior parte do filme desenrola-se naquele ritmo de fillme familiar sem nunca se assumir neste genero. E certo que o filme tem valores incutidos interessantes, a forma como contextualiza de uma forma extremamente empenhado o interior ou a america menos desenvolvida enraizada em valores tradicionalissimos, ou mesmo na sua contraposiçao com o ambiente mais rebelde do mundo dos patins. COntudo na essencia o filme mais nao e do que isto ou seja mais um filme igual a tantou outros de desporto, onde o protagonista luta pelo sonho, contra vontades.
Tambem em termos de proximidade com os espectadores o filme tem alguma dificuldade por se tratar de um desporto tipico de uma regiao propria, desconhecida da maioria dos habitantes do universo, nao se consegue contextualizar o espectador no ambiente que quer traduzir.
O filme fala de uma jovem enraizada numa comunidade tradicional do interior norte americano, que na fase de desenvolvimento da sua personalidade descobre a sua paixao por patins, e decide ir competir para um desporto muito particular que se desenrola sobre estes artefactos. Aqui tem que lutar contra a competiçao das outras jogadores e ser aceite na sua familia tradicionalissima.
O argumento nao e brilhante ja que cai em todos os pontos rotineiros do cinema desportivo, mesmo a forma e a base e semelhante aos demais. A boa personagem central acaba por nao permitir que o filme ascenda a altos voos, apesar de bem construida, mesmo nas relaçoes que estabelece com o seu nucleo proximo
A realizaçao tem bons momentos, para estreia, um filme de desporto e um risco, uma vez que envolve disponibilidade fisica e muitos conhecimentos nas dinamicas de camara, e a jovem actriz responde na maior parte do tempo bem, ainda se denota alguma imaturidade em determinadas sequencias mas no global sai com nota positiva.
Ellen Page sofre de um mal que lhe pode ser prejudicial na carreira, que foi atingir o estrelato com uma personagem mais carismatica do que ela propria, dai que estara para sempre ligada a ela, e as perosnagens que lhe criam sao dentro do mesmo esteriotipo, nao dando espaço para a actriz demonstrar outras virtudes, ou seja aqui temos uma JUNO, mais calma e com menos poder de palavra, mas na mesma forma que encaixa na perfeiçao na imagem de Page, que contudo precisa de outros registos. Os secundarios sao pouco explorados, com a excepção de Lewis, que encaixa bem no papel de mazinha que lhe é distribuido, e a constataçao final do filme que Barrymore pode ser bem melhor realizadora do actriz.

O melhor - A forma como nos tras a america menos desenvolvida

O pior - A forma tipica de filme de desporto

Avaliação - C+

No comments: