Saturday, January 16, 2010

It's Complicated


Starring: Meryl Streep, Steve Martin, Alec Baldwin, John Krasinski, Lake Bell
Directed by: Nancy Meyers

Nancy Meyers e a rainha das comedias romanticas sempre que lança um filme, normalmente em epoca festivas, tenta fazer resultar com a força de casts poderosos, ou mesmo historias de amor paralelas de grande intensidade. para esta natal apostou em pessoas de meia idade, num registo menos apelativo comercialmente mas piscando o olho a possibilidade critica. Os resultados ficaram um pouco aquem a todos os niveis, pese embora criticamente nao tenha passado do suficiente, tambem comercialmente o filme nao teve a dimensao esperada, apesar de resultados fortes e consistentes ficou longe de ser uma referencia neste particular.
O cinema de Meyers tem aspectos engraçados, principalmente na dictomia que normalmente faz entre o impulso do paixao e a racionalizaçao em torno das consequencias da mesma, mais uma vez o filme tem na personagem central a personificaçao deste conflito, envolvida numa comedia familiar com alguns gags mais proximos de um humor tradicional algo desactualizada mas que se encaixa no resgisto de filme slow que estamos perante.
A forma como filme desenvolve-se e sem grandes pressas tentando aproveitar todos os pontos e sequencias do filme, demora um pouco em acelarar e deslocar-se para os seus proprios propositos, e isso faz com que o filme perca naturalmente intensidade narrativa, ja em termos emotivos, o filme parece sempre algo precario, acima de tudo porque as relaçoes e a forma como as mesmas se efectivam sao sempre mais fisicas e menos exploradas em termos emocionais o que nao e forte para uma comedia deste tipo com um teor mais familiar.
O filme fala de uma mulher divorciada que na graduaçao do seu ultimo filho reata uma relaçao extre conjugal com o seu marido entretanto novamente casado, pelo caminho aparece um arquitecto tb divorciado e cria um triangulo amoroso.
O argumento é bem pensado, mas falta.lhe comdimentos em todos os aspectos, as personagens cm a excepçao da protagonista sao muito monocordicas os dialogos algo repetitivos, mas do ponto de vista comercial e inegavel a intelegencia na escolha do tema
Nancy Meyers nao e uma artista da realizaçao, mas daquelas realizadores de ritmo de telenovela, com muita luz, bons cenarios habitacionais e pouco mais, neste filme esta no seu terreno sem grandes surpresas.
O cast trazia alguma curiosidade desde logo Strepp sempre certinha e com um record imbativel em nomeaçoes provavelmente podera ganhar o seu segundo este ano noutro filme, memso assim e o melhor das interpretaçoes do filme, se deslumbrar. Baldwin muito preso ao esteriotipo algo pateta que lhe tem dado fama na televisao, e um Martin quase inexistente, menos histerico do que habitual e portanto mais oportuno

O melhor - A duvida da protagonista

O pior - A falta de condimento no forma como o filme e completado

Avaliação - C+

No comments: