Saturday, January 02, 2010

The Messenger


Starring: Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Jena Malone, Eamonn Walker
Directed by: Oren Moverman

The Messenger e daqueles pequenos filmes que chegam as bocas da critica pela forma como aparece e marcou em alguns dos festivais independentes de cinema, dai que seja actualmente perfilado como um dos candidatos naturais aos oscares da academia, e um dos que detem algum poderio nas nomeaçoes para os diferentes galardoes de aquecimento. Este filme que estreou sem nenhum ruido e por isso passou quase despercebido na bilheteira, conseguiu no entanto boas valorizaçoes criticas, princiapalmente ao nivel de interpretaçoes o que lhe acabou por atribuir o siginificado que actualmente detem
The Messenger nao e um filme grande nem tao pouco um filme forte, mas e um filme extremamente eficaz naquilo que se propoe, e isso torna-o num bom filme. Anda na maior parte dos tempos dos bons conflitos internos das personagens, bem desenvolvidos e que permitem um bom desenvolvimento das interpretaçoes o verdadeiro coraçao do filme.
A ideia de base e original, o dia a dia de uma profissao complicada, mas acima de tudo debruça-se sobre o sentimentalismo, ou a falta deles nos militares e um filme intenso, que consegue a determonados pontos conjugar a força do drama com a intensidade da comedia que acaba por retirar a toada pesada que poderia tornar o filme algo cinzento.
A historia fala de dois soldados cuja funçao e informar as familias sobre o falecimento dos seus entes, e acima de tudo a forma como estes lidam com estes factos e as dores familiares.
O argumento nao e uma força da natureza nem tao pouco grande originalidade na sua forma, contudo tem bons momentos principalmente na ligaçao das personagens centrais ou mesmo na forma com que consegue estabelecer alguns dialogos.
A realizaçao nao e formidavel, declaradamente independente perde-se em alguns tiques narcisicos principalmente na forma como filma o movimento das personagens.
O cast e o melhor ponto do filme, excelentes intepretaçoes de um Foster cada vez mais maduro e cada vez mais um dos valores naturais de um cinema, com uma interpretaçao que nos coloca a questao se hollywood nao deveria estar mais atenta a este jovem promissor. Por outro lado Harlesson com um papel protagonista diferente do habitual, e que conseguiu a unanimidade critica e que lhe valera pela primeira vez uma nomeaçao para os oscares da academia. Morton tb se encontra em bom registo, sem deslumbrar.

O melhor - As interpretaçoes do duo protagonista

O pior - Alguma divergencia intimicista

Avaliação - B-

No comments: