Monday, May 07, 2007

Perfect Stranger




Se para a maior parte das pessoas um Oscar funciona como impulsionador de carreira, com Halle Berry sucedeu completamente o contrario, a actriz que ate a distinção tinha sempre pautado a sua carreira por filmes forte do ponto de vista narrativa, eis que posteriormente a esta vitória no poderoso papel em Depois do Odio, tem marcado a sua carreira por constantes floops de bilheteira, mas acima de tudo por filme muito assobiados por parte da critica e do publico em geral, parecendo incapaz de alterar esta onda negativa.

Muito olhavam de lado para o lançamento deste Perfect Stranger, ja que aliado ao mau momento cinematografico de Berry estava um Bruce Willis, arredado ultimamente do protagonismo de filmes de primeira linha, depois o genero escolhido o thriller um genero onde so os filmes mais fortes conseguem sobreviver. Dai que sem surpresa este Perfect Stranges se tornou rapidamente num dos floops de bilheteira do ano, bem como merecedor de uma recepção critica arrasadora em todos os sentidos.

Todos sabemos o complicado que é fazer um thriller funcionar, alias os ultimos anos estão recheados de filmes que pareciam apresentar boas presmissas mas que depois revelavam filmes de nivel muito fraco. Este Perfect Stranfer encaixa na perfeição nesse perfil, ou seja um filme que parece ter uma premissa interessante, um argumento bem montado e interessante mas que depois se revela num filme fraco sem grandes pontos de interesse, na maioria das vezes demasiado denunciado, ou seja uma presa facil para criticos exigentes, ainda mais quando estes filmes estão equipados com estrelas de Hollywood.

O filme conta-nos a historia de uma jornalista que é perita em montar armadilhas para desmascarar figuras publicas, com uma auntentica maquina voyer montada a jornalista acaba por cair numa armadilha ainda maior. O filme do quem caça quem habitual do genero mas com poucos ingredientes de qualidade, os twists narrativos sao limitados, o suspense quase que nao existe e mesmo a intriga escolhe normalmente os caminhos mais faceis. O filme torna-se demasiado rebuscado em momentos, e as formas de desatar os nos muitas vezes nao e o mais adequado. Mesmo assim o filme por momentos funciona do ponto de vista de entertenimento, a espaços as linhas narrativas sao interessantes mas muito pouco para um filme que ambiciona altos voos.

O argumento do filme é pobre, a tentativa de robuscar sai extremamente furada principalmente porque a historia nunca consegue atingir a densidade que promete, as personagens são muito bruscamente inseridas na trama o que faz com que o espectador demore algum tempo a famializar-se com estas. A forma como a trama se desenvolve é demasiado instavel, com factos bem montados com outros que deixam muito a desejar.

A realização de Foley, e no minimo ambigua, num filme e m que jogava a passagem para o primeiro escalão o realizado falha o objectivo e principalmente pelo filme que assume a realização e ambiciosa centra-se bem no que o filme anseia mas as debilidades do filme contagiam a realização que acaba por ser levado por um argumento com muitas lacunas, e que a realização no consegue contornar.

O cast, como ja foi referido aposta numa estrela em baixo de forma, Berry, nao se consegue encontrar apos OScar somando filmes de baixo nivel e interpretações frustrantes, mais uma vez a actriz lidera um cast num filme muito pouco exigente que anda a bagagem da sua imagem, numa personagem futil e pouco interessante. Nos papeis secundarios o eterno rebelde Ribisi, numa peronagem demasiado repetitiva na sua carreira, num registo em que o actor movimenta-se com naturalidade mas que questiona a sua versatilidade como actor. Por fim Willis tambem ele em mó de baixo colecionando prestações de pouca visibilidade em filmes menores, neste filme aumenta o tempo no ecra, mas qualidade e envolvencia da interpretação continua muito longe do desejavel.

Enfim mais um floop quer do genero quer de Berry e Willis.


O melhor - O filme acaba por ser um objecto de entertenimento razoavel.


O pior - O argumento demasiado fraco e limitado


Avaliação - C

No comments: