Saturday, May 05, 2007

Beause I Said So - Porque Sim




As comedias no femenino foi um genero que nos ultimos tempos, pode não ter sido muito aperciado por criticos e afins, mas que tem resultado em sucessos de bilheteira considerável, acima de tudo quando abordam e fazem humor com temas relacionado com a sexualidade. No inicio do ano, epoca para filmes menores terem os seus minutos de fama, saiu este filme, a reboque do poder de Diane Keaton, o filme acabou por adquirir alguma visibilidade, e conseguir consistentes resultados de bilheteira, mesmo que longe de ser um sucesso enorme, contudo este permitiu que o filme sai-se fora de portas, sendo actualmente lançado com alguma visibilidade em todos os circuitos, mesmo tendo em conta que a opinião critica assobiou em grande escala este filme.

Depois de visualizado o filme, só podemos estar descansados porque o esterismo acabou, o filme na sua forma geral, e na tentativa de abordar a vinculação forte familiar entre as mulheres resulta em hora e meia de futilidades acompanhadas por histerismo constante em cada uma das personagens base. O filme prefere dar uma faceta quase lunatica das personagens que as torna irritante e as interações entre estas completamente impossiveis de aguentar. Este aspecto negativo e aquele que ressalta à vista desarmada. Contudo o filme padece de outros males, a historia de base é pobrezinha, sem grandes inovações ao que e comum na tipica comedia romantica, tem o puto chato, tem os para arranca, enfim o habitual. Depois a falta de humor, que supostamente deveria entrar pela fase de presença fisicas de alguns figurante mas que não só e exagerada como descabida e ridiculariza em demasia o filme. Por ultimo os apontamentos de sexualidade do filmes, parecem-nos eles também desencontrados do proprio filme, e nas menções da personagem de Keaton chegam mesmo a ser hipocritas com o podismo apresentado.

Estes filmes por outro lado vivem muito da quimica do casal protagonista, e neste filme também este apecto parece-nos algo débil, só em momentos a quimica tranborda para o espectador, mas em grandes momentos isso está longe de ser perfeito.

O filme tem como positivo o seu grau de absorvência primeiro ao declarar uma proximidade natural com o sexo feminino, as unicas pessoas que podem gostar de certa maneira do filme têm de ser mulheres. E depois as limitações que o filme assume, ou seja não tenta ser muito mais do que aquilo que é não criando expectativas irrealistas no espectador.

O argumento do filme, peca e muito na construção das personagens, contruindo-as de uma forma irritante histerica que em determinados momentos são impossiveis de aguentar, as interações caem também neste histerismo constante e que faz com que o fio narrativo e a hsitoria de base sejam por momento penosas para o espectador. O filme e mau acima de tudo porque falha na aproximação ao espectador e por ter caido em cliches de mau gosto.

A realização de Lehman é extremamente simplificada pelo genero em causa, que limita o realizador a filmas cenas de interações e vivencias internas sem muito risco nem muita ambição. ~Sendo este aspecto totalmente contextual no filme.

Quanto ao cast, e se a presença de Keaton deixava antever alguma qualidade, pelo historial da actriz, o certo é que este filme vem a confirmar aquilo que se suspeitava, é que Keaton, encontra-se em desespero de Gestão de carreira, sendo cada vez mais comum cada vez mais parecidos numa linhagem interpretativa muito similar, a de velha histerica. E que de alguma forma tem a transformado filme apos filme numa presença irritante, parecendo um daqueles casos onde parece não ter sabido envelhecer, nem a nivel de escolha de papeis, nem a nivel fisico onde raramente arrisca uma transformação. Parece ter perdido a audacia que marcou a sua carreira. O restante cast, surpreende a escolha de Moore para protagonista, ja que com a excepção do excentrico American Dreamz, Moore tem estado longe de ser uma boa actriz, e normalmente traz consigo algum descredito aos filmes, ao qual nao sera indiferente o seu passado relacionado com a musica POP, mesmo assim parece-nos sair menos castigada do que Keaton no filme, tb porque as expectativas eram bem menore. O resto do cast e totalmente indiferente para o desenvolvimento postivo ou negativo do filme

Enfim um filme de inicio de estação mas com debilidades a mais para passar ao lado


O melhor - As ambições controladas do filme


O pior - O histerismo das personagens e relação principal.


Avaliação - D+

No comments: