Sunday, May 06, 2007

Hot Fuzz




Filmes com capacidade de surpreender são cada vez mais reduzidos no panorama cinematografico actual, ainda menos provavel, é assistirmos a uma comedia de origem inglesa conseguir surpreender e ser uma das revelações do ano, não só na europa mas também no sempre selectivo mercado americano. Contudo se existe um filme que entrou na moda, e foi uma das maiores surpresas do ano foi este britanissimo Hot Fuzz, um filme que vem um pouco na sequencia de Shaun of Dead, uma comedia que brincava e ironizava com os filmes de Zombies, eis que da mesma equipa surgiu este filme, desta vez para ironizar o filme de duplas de policiais, contudo com um argumento de base tão patetico como surpreendente e com tanta originalidade capaz de fazer babar, muitos dos filmes de acção dos grandes estudios. Dai que sem surpresa estamos perante um dos maiores existo ate ao momento do ano, quer em termos de bilheteira onde se tem portado bastante bem em todos os mercados, mas acima de tudo pela excelente recepção critica que serve de bagagem ao filme.

A capacidade de um filme surpreender e um dos pontos mais valorizados que um filme pode ter, ainda para mais quando se trata de uma comedia britanica, que faz levantar as exigencias de um humor inteligente tipico dos ingleses. Contudo a grande vantagem do filme é que para alem de inteligente consegue conciliar com um humor pateta que acaba por surpreender o espectador com piadas extremamente conseguidas e contextualizadas, puxando para si todo o ridiculo que o filme contem. O filme fala-nos de um policia que sofre uma transferencia para uma premiada cidade rural onde nada se passa, depois de um inicio levado pelas tendencias da grande cidade, aos poucos o inspector vai perceber que nada e assim tão calmo e aquela cidade esconde muita coisa. E depois vem uma mistura de argumento surpreendente, original e patetico mas que funciona bastante bem no competo geral.

Outro dos pontos que funcionam na perfeição e a capacidade de filmar um filme de humor prespicaz e incidente com uma acção contagiante, que faz com que o fime em segmentos adquira um ritmo impressionante. Criando um objecto de entertenimento de primeirissimo nivel.

Contudo o filme não e todo perfeito, apesar de na sua globalidade é demasiado bem conseguido, o certo e que por vezes o filme nao consegue manter o ritmo principalmente a nivel humoristico, as piadas começam a ser cada vez mais escassas, principalmente na zona mais intermediaria do filme. Por sua vez o filme até ao desenlace final, ou seja os ultimos 30 minutos em que as reviravoltas acontecem peca por ser demasiado sequente com o fio narrativo a ser demasiado obvio, contudo este aspecto e salvo pelo brilhante finalização de argumento, que transmite o espirito patetico inteligente que é toada global do filme.

O argumento do filme é muito bem conseguido, capaz de unir um filme divertido, com um policial de acção forte, rigido com estilo proprio. Para alem do mais no que diz respeito a criação de personagens, Nick parece-nos uma personagem fortissima bem criada e extremamente carismatica. As relações dentre as personagens obedecem ao tipico neste tipo de filmes. COntudo parece que os vilões pecam por serem pouco trabalhados e desenvolvidos, mesmo assim o argumento é do mais refrescante que assistimos este ano.

A realização, observamos que Wright arrisca muito mais do que tinha feito em Shaun of Dead brindado os espectadores com uma realização com estilo proprio, arrojada, ritmada, com estilo vincado e que funciona e conduz o filme para a diferença positiva. A realização funciona quer em niveis de comedia mas principalmente na acção brutal que transmite, principalmente nas sequencias finais do filme.

O cast do filme, concentra alguns dos actores mais mediaticos do Reino Unido, na liderança do cast o ja habitue nos filmes de Wright Simon Pegg, que nos parece impecavel e o ideal para este tipo de papel que concilia o ridiculo com o duro, numa interpretação notavel. O restante de mencionar as prestações sempre fortes de Broadbent, e a aparição do ex-bond Dalton e dos cameos de Coggan e Nighy.

Enfim uma das revelações e sensações do ano, e com inteira justiça que o é.


O melhor - A capacidade de ser ao mesmo tempo uma comedia divertidissima e um espetacular filme de acção


O pior - NAo consegue manter o ritmo ao nivel de comedia ao longo de todo o filme, com demasiados picos


Avaliação - B

No comments: