Sunday, May 13, 2007

88 Minutes




88 minutes é mais um caso do estranho que por vezes a industria cinematografica pode ser, ou seja, um filme que nos parece com uma ideia interessante, que incide sobre um tema que se encontra na moda, como a investigação forense, com um cast de bom nivel, ou nao fosse ele liderado pela megaestrela Al Pacino, contudo o filme não consegue passar da fase de distribuição e pela indefinição que muitas vezes marca esta fase, com estreias esporadicas pelo globo, ediçoes em Dvd em cirucitos e paises mais pequenos, e uma total incognita quanto ao futuro do filme nos grandes circuitos principalmente o europeu e americano. Dai que desde já apenas com estes dados se pode afirmar as dificuldades obvias que o filme parece transmitir, embora criticamente ainda não se consiga ter uma ideia dos resultados do filme.

O filme sofre de um grande mal, tudo é extremamente arcaico, ou seja tirando a capacidade de centrar o tema do filme em interesses das pessoas actuais, o filme é extremamente limitado e pouco ambicioso a todos os limites, parecemdo querer executar tudo à lei do minimo esforço, surgindo um filme fraquinho, muitas vezes apático, que apenas tem dimensão e é discutido pelo cast surpreendentemente forte que apresenta, caso contrario seria mais um telefilme de segundo plano.

O enredo é simplificado um assassinato, varios suspeitos, um psiquiatra forense a investigar e muitas informações e tramas a desvendar, ou seja o simples modelo basico de um thriller de segunda categoria, tudo isto vai se desenvovendo com as caracteristicas naturais, ate ao climax final, demasiado complexificado e articulado, mas ao mesmo tempo confuso e desinteressante.

ALias todo o filme se demonstra demasiado desinteressante, sem grandes picos de inovação e acima de tudo numa repetição continua e irritante do que tem se vindo a fazer.

O argumento, é de principiante, com as articulações e contrução básica, com os adereços habituais, sem grandes adornos, mas ao mesmo tempo demasiado aborrecido com a linearidade que assume.

O realizador, principiante parece-nos algo limitado na forma como dirige o filme, sem grandes riscos, quase sempre optando pelos planos obvios, tem um filme fraquinho em quase todos os segmentos sendo que a realização não foge a estas fraquezas

O cast surpreende acima de tudo pela mediocridade e pela pequenez do filme, e se é notorio que Witt, Unger Soobieski, são actrizes conhecidas mas de pouco renome em Hollywood, e por seu lado Mckenzie apenas e um idolo no pequeno ecra. Ja Pacino um dos actores mais conceituados da historia do cinema, mesmo que em baixa forme e repetitivo nos papeis, deveria selecionar de uma forma mais clara e objectiva os projectos em que envolve, para nao se envolver em filmes tão pequenos como este.´


O melhor - A forma como a narrativa e montada simples.


O pior - o filme ser demasiado basico em todos os aspectos


Avaliação - C-

No comments: