Friday, May 18, 2007

Catch and Release




O romantismo puro e a comedia dramatica esta pouco em voga nos ultimos anos em Hollywood dai que quando surgem titulos neste sentido existe sempre uma certa nostalgia em sua volta, dai que se esperava um sucesso maior para este filme, apostado em ressalvar alguma da tradição hollywoodesca nestes parametros, talvez pelo facto de alguma desactualidade deste tipo de cinema, o filme esteve muito longe de ter bons resultados na bilheteira e a critica alheou-se desta tentativa de fazer ressurgir este genero.

O filme é sentimentalista, dramaticamente conseguido, fazendo lembrar em certos segmentos uma versão feminina dos Amigos de Alex, chegando a ser algo intenso mesmo nas emoçoes que vai provocando no espectador, e se nesta componente o filme resulta quase na perfeicao, por seu lado perde e deita muito a perder na sua componente humoristica, exageradamente ridicula, forçada, e que de alguma forma destroi a intensidade emocional que o filme e acima de tudo a forma como o filme e abordado lança no filme.

A historia do filme centra-se na forma como se reage a morte de uma pessoa proxima, mais concretamente numa serie de personagens com relacoes entre si, entre os melhores amigos, noiva e amante com um pretenso filho, todos têm forma muito propria de viver a perda e de reagrupar a sua vida apos este acontecimento, o filme fala sobre as relações entre ambos mas acima de tudo na forma como a morte do personagem permite uma reavaliação À vida de todas as personagens, este esquema parece querer apontar para um filme maduro e adulto, mas que o filme parece ter receio de assumir, lançando por vezes momentos de um humor demasiado infantil quase sempre a cargo da personagem patetica de Kevin Smith:

Outro aspecto que no filme parece extremamente mal aproveitado é o facto de a historia amorosa de base, ser demasiado superficial, pouco aprofundada e realçada, o que num filme que conduz para os sentimentos mais nobres, nao pode deixar de se considerar uma fraqueza consideravel.

Mesmo assim o argumento e interessante principalmente na sua base e na estrategia que assume para montar o encadeamento das personagens, estas na sua maioria sao ricas, principalmente a principal, que nos parece complexa do ponto de vista humana e com grande riqueza sentimental, oferecendo grande parte do interesse do filme.

A realização, demonstra algum amadorismo de uma realizadora, com toque tipico das cineastas femeninas, e de uma mulher dedicada principalmente a escrita, onde realça as emoçoes e vivencias tipicamente feminias, com a sensibilidade tipica do genero que se realça nao so no argumento mas acima de tudo numa realização que dá primazia aos planos de Garner,

O cast, é arriscado querer fazer um sucesso um filme deste genero sem apostas de primeira linha e um tiro no pe, e sabe-se que Garner e mais conhecida no cinema por ser a actual esposa de Alfeckt do que propriamente pela sua qualidade de actriz, embora saliente-se que a actriz parece-nos ideal para este tipo de papeis, em que existe um misto de drama, comedia e romantismo, dai que nos pareça que a escolha e extremamente acertada, e resulta particulamente bem no filme, já o seu parceiro o intermitente Olphant parece-nos demasiado superficial e mal enquadrado com a personagem, raramente convencendo no papel de rapaz bonzinho e sentimentalista. O restante cast encontra-se enquadrado no constante da carreira de cada um.

Enfim uma comedia dramatica tipica, com o toque feminino que as caracteriza normalmente.


O melhor - A banda sonora do Filme, ressalta ao ouvido.


O pior - A vertente comica do filme, falha em toda a linha


Avaliação - C+

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