Sunday, May 27, 2007

Breach




Os filmes de espionagem, finalmente parecem ter atingido os niveis maximos desde a sua explosão, depois do excelente episodio do famoso James Bond, eis que surge no inicio do ano um novo titulo nesta tematica que conseguiu arrebatar a critica, unindo a este facto uma receita de bilheteira positiva que possiblitou que o filme conseguisse entrar nos outros mercados que seria dificil uma vez a falta de estrelas de primeira linha. COntudo de realçar e o facto do filme ser neste momento talvez o filme que apresenta melhores criticas do ano.

Os filmes de espionagem estiveram durante anos entregues a um cinema de acçao barato, cinzento com pouco conteudo, contudo cada vez mais existe uma tentativa de fazer filmes simples, baseado na complexidade quer das personagens quer das suas relações, o que conduziu a filmes mais simples, mais perto do espectador e objectos de entertenimento mais poderosos. Este novo tipo de filme atinge o seu estado mais puro neste surpreendete Breach, um dos filmes mais interessantes lançados ate a data de 2007, que nos conta a historia da estrategia do FBI para capturar o maior espião de sempre, o filme tem uma premissa simples que torna o filme extremamente acessivel, o FBI, coloca um espiao a trabalhar de perto com o espiao no sentido de lhe ganhar a confiança de forma a conseguir saber as movimentaçoes deste. Até aqui pouco de novo, contudo a qualidade do filme acenta acima de tudo na qualidade das personagens, na densidade e complexidade de Henssen, o vilao interpretado por cooper, nas interações das personagens, e acima de tudo num argumento extremamente coeso, recheado de acessorios de luxo, principalmente numa riqueza de dialogos impressionantes.

Pela negativa, alguma dramatizaçao excessiva da relação amorosa entre a personagem principal e a sua esposa, demasiado novelada, bem como o facto de o filme talvez merecesse se alongar mais na abordagem da forma como as personagens se adequam ao final previsivel do filme. Pensamos que o filme nada perderia e so ganharia com mais 10 minutos de fita.

O argumento do filme é de manual, coeso, adulto, recehado de personagens interessantes, que interagem de uma forma forte entre si num fio condutor bem articulado, o filme mantem um ritmo e acima de tudo os picos de interesse quase sempre ao maximo nivel, encantando o espectador, num misto de acçao e suspense, onde o autor ainda se da ao luxo de apontamento de humor de primeirissimo nivel

A realização do filme e madura, pouco arriscada, mas acima de tudo deixa-se levar pela riqueza doa argumento, servindo apenas de suporte a este nunca ambicionando passar para primeiro plano, em diversas vezes Billy Ray, demonstra capacidades de transmitir de perto as sensaçoes vividas pelas personagens, contudo menos notorio do que tinha sido observado no seu anterior titulo.

O cast é dominado de principio ao film por Chris Cooper, com uma interpretaçao e uma personagem brilhante, que preenchem o ecra minuto apos minuto, alias caso o filme nao fosse lançado tao precocemente provavelmente estariamos perante o primeiro candidato aos prémios, contudo a memoria a longo prazo normalmente nao costuma funcionar neste tipo de caso, já que nos parece dificil que tenhamos muitas interpretaçoes a este nivel durante o proximo ano. De resto parece-nos que ele e bem auxiliado por Phillippe, que apesar de ser um dos actores mais mal amador da critica americana, consegue mais uma vez formar um papel nem sempre facil, ja que tem que repartir grande parte do set, com uma personagem interessantissima, mesmo assim parece-nos que Phillippe começa a adquirir carisma para liderar filmes de acçao maturos, e com alguma maior visibilidade podera se tornar um actor de primeira linha, principalmente se perder algum do odio infundado que a critica lhe devota. Laura Linney, vem apenas cristalizar a qualidade do cast, ja que a sua personagem e apenas um adereço de qualidade.

ENfim talvez o melhor filme do ano ate a data, e que vem demonstar a boa forma do genero de espionagem


O melhor - Chris Cooper, uma interpretação brilhante


O pior - O filme ser algo curto principalmente na forma como nao desenvolve na parte final


Avaliação - B+

No comments: