Saturday, May 19, 2007

Next




Dick é um dos autores mais amados, pelos cineastar para fazer adptações dos seus contos de ficção cientifica, sendo que normalmente quando unidos a grandes estudios, produtores e realizadores costumam surgir os melhores filmes do genero, aproveitando toda a creatividade presente no criador, contudo o facto da maioria das obras de Dick estar traduzidas em contos requer que os criadores dos filmes completem o filme, conduzam a que a premisse resulte numa boa historia, com os adereços necessarios, E este tem sido o problema das ultimas adaptaçoes deste autor, ou seja, ou as historias caem na mão de realizadores sem grande qualidade, ou por sua vez estes apenas se centram no aspecto visual da visão futurista de Dick.

Pois bem, Next e a ultima passagem do autor para o grande ecra, e para nosso mal, sem um realizador ou produtor, o filme foi rejeitado completamente pela critica e o publico alheou-se um pouco deste novo filme de acçao.

O mal do filme é que foi feito por amadores, ou seja a premissa esta la, mas tudo o resto falha, a necessidade de reunir peças presente nos pequenos contos de Dick, fez com que neste filme se opta-se pelo mais facil, traduzir a ideia em imagens, sem grandes introduções, e contextualizaçoes, com uma serie de actores de primeira linha, e o nome de Dick sempre associado, como resultado sai uma das obras mais basicas e sem conteudos dos ultimos tempos, num filme extremamente fragil, sem qualquer tipo de base que sustenha a historia.

Das personagens nao sabemos nada, e se da de Cage sabemos que ele e magico, da de Biel nao fazemos a mais palida ideia, as motivações sentimentos, razões, pensamentos das personagens sao objectos nao identificados, ou então sao demonstrados a pressa, como o envolvimento amoroso das personagens centrais. O filme e um rotundo falhanço do ponto de vista da construçao da historia, que nos leva a pensar onde e que os criadores do filme estavam com a cabeça para fazer um filme com tanta defeciencia.

Mas as debilidades nao se ficam por aqui, a nivel produtivo todo o filme e pobrezinho, principalmente nos efeitos especiais, efeitos sempre importantes no suporte a filmes do genero, e a caracterização fisica das personagens, a de Cage tem uma imagem decadente, sem chama, quase petrificada e cansada.

O filme tem muito pouco de interesse, e muito mesmo de revoltante, salva-se no filme a forma engraçada com que joga por vezes com a caracteristica principal da personagem de Cage, principalmente a sequencia em que conhece a de Biel. Fora isso o filme e do mais instavel e pouco seguro que se viu nos ultimos tempos nao sendo de admirar os resultados miseraveis que o filme apresenta.

O argumento inspirado na obra de Dick, limita-se a limitada historia, ou seja tudo o que deveria acrescentar para a historia funcionar acaba por nao exisitir resultando num filme tão fraquinho, com historia, personagem e acontecimentos tão instaveis que por vezes nos questionamos o porque de tanta falta de sentido e coesao do argumento. A caracterização das personagens chega mesmo a ser nula.

A realização, é obvio que para um filme deste nivel exigia-se um realizador experiente e do mais alto nivel cinematografico, Tamahori ate tinha experiencia em filmes de acçao puros, apesar de sempre longe de agradar os criticos mais exigentes, principalmente na segunda saga de triple X, onde os resultados foram mesmo deprimentes, contudo aqui demonstra dificuldade em arriscar, talvez porque os meios produtivos nao seriam elevaodos, e certo que o filme e um parente pobre declarado comparando com outros filmes de acção.

O cast evidencia a notoria falta de forma dos seus actores. Cage, depois de um periodo aureo, pautado por selecção irrepreensivel de bons papeis e filmes, eis que nos ultimos dois anos, tem nos brindados com filmes pipoca, de qualidade nula e com interpretações de bradar aos ceus, neste filme une a isto tudo um cansaço fisico notorio, e muitas defeciencias na criaçao fisica e na sua disponibilidade para a personagem. Moore esta longe dos tempos que lhe tornaram uma das actrizes mais respeitadas de Hollywood, e as suas investidas no cinema de acçao tem sido os alimentadores do abrandamento da sua aclamação. Biel com menos peso, acaba por nos dar um papel dentro das suas possibilidades ainda reduzidas.

Enfim um filme muito fraquinho, que devera ensinar as produtoras a apostarem em filmes com conteudo e que mereçam este tipo de aposta.


O melhor - Algumas situações espontaneas criadas em volta da condiçao da persoagem


O pior - Todo o filme cai do ceu, sem contextualização, sem introdução e no fim questionamos tudo o que acontece no filme, ou seja porque e que este filme existe


Avaliação - D+

No comments: