Wednesday, February 21, 2007


SherryBaby




Nas nomeações para o globo de ouro surpreendeu em longa escala a nomeação de Maggie, por um filme pequenissimo que tinha sido lançado em meados de agosto mas que quase ninguem se lembrava. Esta nomeação conduziu a que as luzes incidissem sobre o filme, conduzindo a que o filme já editado em DVD conseguisse melhores resultados neste circuito do que os irrisorios resultados no mercado limitado de cinema.

E convem desde logo enunciar que este filme trata-se de uma historia tipica de telefilmes, uma mulher sai em liberdade condicional, e tenta refazer a sua vida em diversos niveis. As dificuldades que encontra sao variadas, e por vezes os passos atras ficam cada vez mais intensos.O filme e realizado em termos de telefilme com a narrativa a ser limitada ao interessada, conduzindo sempre a personagem para conflitos interiores extremamentes fortes. Contudo parece que o filme pouco ou mais é mesmo do que um telefilme, a historia é basica sem grandes alterações ao que é comum neste tipo de filmes, contudo parece-nos que as personagens com excepção de Sherry são extremamente pobres, sem conteudo sem motivações, e sem personalidade aparente, que conduz a relações extremamente ambiguas e que contaminam o desenvolvimento de um filme ja de si pouco interessante. Parece-nos também que estamos perante um filme sobrevalorizado em larga escala pelo facto de se tornar uma historia de vida produzida por um estudio pequeno que lhe permite arriscar em certos pontos se bem que não garanta qualidade de realização.

O argumento e limitado do ponto de vista narrativo e de construção das personagens, sendo que o ponto pior acaba por ser nos dialogos construidos principalmente na personagem de Sherry que se limita a dizer palavroes sem qualquer sentido, na maior reuniao de palavroes dos ultimos tempos no cinema, aspecto totalmente desnecessario no filme.

A realização é completamente indiferente no filme adoptando o registo de telefilme, sem grandes planos e movimentos, assumindo aqui também a modestia na produção.

As interpretações apesar de bem conseguidas nao parecem deslubrar, sendo que o reconhecimento do papel de Maggie surge mais pela complexidade da sua personagem e por alguma paixão por este tipo de personagens do que propriamente pelo conteudo e qualidade da mesma, mesma assim este e um dos aspectos mais salientados e de maior qualidade de um filme mediocre na sua generalidade.


O melhor - Apesar de tudo o confronto entre a familia biologica e a emocional.


O pior - A falta de conteudo e motivação das personagens secundarias



Avaliação - C

No comments: