Tuesday, February 20, 2007


Hollywoodland




O cinema dentro do cinema tem dado alguns dos filmes mais interessantes dos ultimos tempos, acima de tudo quando se pega num dos maiores segredos de Hollywood. A suspeição a volta da morte do actor de Superman The Serie George Reeves. É este misterio que tenta aqui ser abordado, sem respostas mas apenas com possiveis soluções tentanto assim despistar polémicas que poderiam estar no filme. Hollywoodland era um dos filmes aguardados do ano, primeiro porque o tema era ao mesmo tempo interessante e polemico, e depois porque tentava recuperar para o cinema de qualidade Ben Aflfect num momento extremamente penoso da sua carreira. O primeiro ponto não foi plenamente concretizado, e apesar de um reconhecimento critico mediano o filme teve longe de ter um acolhimento consensual, não conseguindo se intormeter nem nos premios, nem arrecadar bons resultados de bilheteira. Contudo parece que na segunda tarefa foi extremamente coroada de exito, a prestação de Alfect é um dos aspectora mais valorativos do filme tendo inclusive lhe valido o premio de melhor interpretação masculina no Festival de Veneza e a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Actor Secundario, falhou a nomeação para o Oscar telvez por alguma resitencia de alguns academicosa um filme que poe em causa as manobras de bastidores do proprio cinema.

O filme conta-nos duas historia segmentadas temporalmente,. Uma primeira sobre a vida de Geroge Reeves, os seus feiros a sua personalidade e acima de tudo as suas relações que colminam na sua mesteriosa morte, e por outro a historia de um investigador privado, contratado para tentar perceber o que realmente aconteceu com Reeves, estas historia entram em desenvolvimento com ligeiros pontos de contacto, mas paralelamente, para um climax final que de alguma forma retira a coragem demonstrada anteriormente, do genero lançar achas para uma fogueira mas rapidamente lançando o extintor quando observa que não tem poder para controlar o fogo, parecendo assim o filme parecer um autentico engano ao espectador, que é positivamente surpreendente mas algo decepcionante.

O argumento do filme esta bem contruido com um paralelismo narrativo exemplarmente constuido, as historias e as personagens encontram-se bem construidas e narrativamente complexas, as suas interações se bem que a um nivel inferior tb são positivas. Parece-nos fallhar na conclusão do filme, não assumindo as pistas que dá mas acima de tudo demonstrando pouca investigação dos autores do filme.

A realização, de um dos mestres da televisão, mas ainda calorio no cinema demosntra mesmo isso, tiques de series em abundancia, e algum exagero nos planos soltos, mesmo assim e apesar da mediania apresentanda nao compromete nunca os intentos do filme. Sendo de aperciar os jogos de cor utilizados no fato de superhomem promenor extremamente interessante.

O ponto mais forte do filme acaba por se centrar nas interpretações de um cast no minimo polemico, primeiro porque o risco de escolher alguem tão criticado como AlfecK acarreta varios riscos, contudo neste ponto o filme ganha em toda a escala já que o actor conseguiu unanimidade relativa a sua excelente interpretação. Contudo parece-nos que existe alguma indiferença injusta perante o excelente papel tb apresentado por Brody, talvez porque estejamos mais habituados a excelencia de actuação deste actor, certo é que Brody consegue um papel rico em todos os niveis, salientando-se o nivel fisico e emocional. Todo o restante cast encontra-se bem mas sem deslumbrar.

Um bom filme mas que devia assumir mais o seu conteudo.


O melhor - As interpretações de Brody e Affleck


O Pior - Alguma falta de assumir um final, uma historia e um desenlace com todas as polemicas que poderiam adevir...seria um markting excelente, e o filme ficaria bem melhor


Avaliação - B-

2 comments:

Susana Fonseca said...

Tenho lido algumas críticas negativas ao filme, mas confesso ter alguma curiosidade.
Cumprimentos cinéfilos

Susana Fonseca said...

Já vi e fiquei muito desiludida com o filme. Achei fraco.