Thursday, February 01, 2007




Dreamgirls








Desde que Chicago venceu os Oscares todos os anos se depositam grandes expectativas nas produções musicais que saem, aconteceu com Fantasma da Opera e também o ano passado com Memorias de uma Gueisha. Este ano novo episodio, mesmo antes de ter saido este Dreamgirls ja era apontado como grande favorito a todos os galardões. E apesar de ter obtido melhores resultados e mais apreciado do que os antecessores, eis que rapidamente o favoritismo se dilui, consolando o facto de ter sido o melhor filme comedia e musical nos globos de OUro, e o filme com mais nomeações para os Oscares, mesmo que sem nenhuma nomeação nas categorias principais, com a excepção de actores secundarios que provavelmente ira vencer.


POdemos dizer que o filme ficou a meio caminho do sucesso pleno. por um lado porque foi bem recebido criticamente, e por outro lado a bilheteira tb respondeu positivamente al filme.


A ligações directas a chicago, e isso e inquestionavel, altera apenas o genero musical, tendo o cabaret sido substituido pelo R&B. Depois a disuputa pelo sucesso, jogos mais ilicitos das produtoras, relações humanas e estrelas que se vao degradando, num conjunto interessantissimo, sempre regado com o mais puro R&B..


O filme comprova o que promete, gostando-se ou nao do genero e certo que o filme esta extremamente bem conseguido, a historia em prol de uma musica extremamente bem contextualizada, apenas extremamente excedente num filme extremamente longo.


O filme parece-me muito dependente da sua construção produtiva, de excelencia e certo, tipicas nos musicais, mas pode perder na densidade que assume.


O argumento de Condon, nota-se extremamente vincada a ligação a Chicago, notando-se o facto do autor ser o mesmo, os mecanismos de ligação narrativa sao similares, as personagens tb elas extremamente ambiguas, e mesmo a conclusão sao extremamente parecidas. Tendo o argumento do filme os mesmo valores, aspectos positivos e defeitos de que chicago.


Ja no que diz respeito a realização parece-nos que Condon foi mais longe de que Marshall arriscando num nivel produtivo extremamente forte, com construções tecnicas de um nivel maximo, dai que nao surpreenda o excessivo numero de nomeações a que o filme concorre na proxima edição dos Oscares.


No que diz respeito a cast, este é claramente dominado pela estreante Hudson, que toma conta de todas as cenas em que entra com um nivel de interpretação impressionante, que torna quase indiscutivel a mais que provavel vitoria na categoria de melhor actriz secundaria no Oscares. Ja murphy apesar de também ele estar a um nivel de grande qualidade tera esta provavel vitoria mais discutivel sem desmerecer a qualidade da sua interpretação. Parece-nos que o filme falha nos papeis principais, Beyonce, dá a sua boa voz, mas falha a niveis interpretativos, Foxx mais uma vez demonstra o baixo de forma em que se encontra edificuldades em contruir a carreira pos Oscar.


O filme furacão deste final de ano, que apesar de ter provocado ruido pouco ou nada alterou num genero em moda nesta decada




O melhor: Jennifer Hudson impressionante




O pior - Os musicais caem sempre em alguma monotonia e Dreamgirls nao foge a isto.




Avaliação - B

No comments: