Monday, February 05, 2007


Little Children - Pecados Intimos.




Confesso que nao fui de encontra a general aclamação da obra de estreia de Field In The BEdroom, achei um bom tema muito mal enquadrado, sei que fui a uma minoria, mas a realidade e que o filme foi um total aborrecimento na minha prespectiva. Dai que as minhas expectativas relativamente a este Pecados Intimos estavam longe de ser risonhas, mesmo as opinioes criticas que salientavam o conteudo do filme, me conseguiam convencer. A bilheteiora alheou-se do filme, apesar do principal objectivo do filme a aclamação critica ter sido conseguido.

E desde ja tenho de dar a mão a palmatoria, Field consegue aqui traver um dos filmes mais completos, profundo complexos e interessantes do ano, daqueles filmes que aposta no que de mais puro deve ter o cinema, interpretação e argumento, e nisto brilha em grande dimensão.

O primeiro trunfo do filme é ligar dois temas algo esquecidos dos argumentos de Hollywood adulterio e pedofilia. Apesar de estarem presentes no mesmo espaço Field tem alguma dificuldade em conseguir conciliar numa historia comum estes temas, sendo a princial deficiencia do filme, o paralelismo excessivo das historias com cruzamentos quase impreceptiveis.

Outro trunfo do filme e a forma como o argumento consegue conciliar um misto de desafios internos nas personagens com a disputa entre diferentes personagens, tudo num todo complexo, capaz de provocar um misto total de emoçoes em pouco mais de duas horas de filme.

A capacidade de Field ao contrario do seu titulo anterios manter o filme com um ritmo agradavel, e que nem a voz monocordica do narrador consegue arrefecer, num filme ritmado, com uma sequencia de acçoes bem emparelhada e acima de tudo numa sequencia de acontecimentos interessantissimo.

A historia fala de dois casais onde os elos mais fracos acabam por se unir numa relação que mais do que a relação entre eles e uma forma deles se emanciparem de relações auto limitadoras, a tudo isto junta-se o espectro de um pedofilo a querer se reinserir numa comunidade extremamente reticente. Mais uma vez Field desloca-se para uma pequena cidade espaço que filma e que potencia todo o seu potencial como autor.

O argumento do filme, e forte interessante intenso e acima de tudo com uma coesão dificil de atingir, o que nao e facil tendo em conta a profundidade que o filme tenta abordar. Falha talvez no facto das historias serem demasiado desligadas entre si, mas talvez o filme tivesse materia para dois filmes.. que Field condicionou num so.

A realização do filme e o parente pobre, Field pouco ou nada mais limita-se do que filmar interações e acima de tudo conflitos interiores, neste particular parece conseguir que as persongens transmitam monologos atraves de expressoes, mesmo assim parece-nos um aspecto em sub rendimento no filme.

As interpretações sao de primeiro plano, e se os menos explorados como Connely e Wilson apresentam bons papeir exemplarmente interpretados, os restantes actores do filme aparecem a um nivel impressionante. WInslet a confirmar a 5 nomeaçao em 7 anos, numa forma incrivel, sendo indicutivelmente uma das melhores actrizes da actualidade. Contudo o brilhantismo do filme vão todos para a excelente interpretação dew Haley e Edelmen com uma disputa entre as suas personagens impressionte, na qual ressalta mais a vista a interpretação do primeiro que merecidamente chega a nomeaçao para os oscares, contudo parece-me que tambem o segundo deve ser sublinhado numa prestação ao mais alto nivel.

Enfim um filme arriscado mas que com a mestria de um argumento muito bem construido e interpretações de primeira linha e um dos titulos mais interessantes da temporada.


O melhor - O nivel interpretativo do filme.


O pior - A ligação entre os conflitos esta extremamente esbatida no filme.


Avaliação - B+

No comments: