Thursday, April 20, 2006


Wolf Creek

Starring:
Cassandra Magrath, John Jarret, Kestie Morassi, Nathan Phillips, Andy McPhee
Directed by:
Greg McLean

Desde logo é importante demonstrar a coragem que é lançar um filme de terror australiano em plena epoca de grandes produções como é dezembro, desde logo importante inaltecer a audacia dos distribuidores do filme.
Assim somos enviados para mais um filme de terros o 1000 deste ano conematográfico, contudo desta vez sem o abrigo dos grandes estudios americanos, mas sim uma produção australiana, e e aqui que reside o grande foco de interesse do filme, o facto de mais que um filme de terror nos da a conhecer a realidade de um pais que por diversas vezes devido a distância é esquecido no nosso mundo.
Assim estamos com três jovens decididos a ir visitar Wolf Creek, um dos maiores vestigios provocados pela queda de meteoritos, assim, e ultrapassando o deserto australiano, os jovens têm uma avaria no carro e são socorridos por um local peculiar que o conduz ate a sua residência aqui damos conta que estamos perante um psicopato pronto a satisfazer todos os seus fetiches sadicos, enfim um pouco na linha mais primitiva do terror, abandonando a sobrenaturalidade que aos poucos vem destruir o género, estamos perante um filme que acaba por se superar num ano incrivelmente mau para os filmes de terror, tendo inicialmente algumas abordagens ao genero on road, sendo que este e abandonado pelo sadismo final, que por vezes se torna um pouco pesado e algo exagerado. Mesmo assim a sensação de asfixia e presseguição e muito bem conseguida no filme, entrando por vezes num terror psicologico que tanto proveito ja trouxe a outros titulos. Assim mesmo longe de ser original, ja que é extremamente vulgar este tipo de argumentos um pouco por todo mundo, a falta de recursos talvez tenha conduzido o autor a um filme que busca os limites da sanidade mental humana com alguma capacidade, mesmo que esteja longe dos melhores thrillers fabricados em Hollywood, o grande erro do filme e cair no exagero sadico no final do filme que ja torna comum neste tipo de filmes como por exemplo no ja explorado "hostel".
No que diz respeito ao autor, e necessario estar atento ja que com poucos meios conseguiu entrar na industria americana, esperamos assim que nao se perca nos facilitismos que por vezes esta industria cria.
Por fim mencionar a magnifica interpretação por um lado das personagens do sexo feminino e claro do vilão de serviço que nos dá umas dicas e gozo em relação ao estranho dialecto australiano.
Enfim longe de ser um grande filme, num ano em que o cinema de terror foi completamente condicionado por titulos muito fracos conduz a que valorizemos obras com menos fundos como esta produção vinda da oceania

O melhor. O clima claustrofobico final do filme! Nem no nosso sofá nos sentimos seguro

O pior: Mais um filme de terror que o argumento nao tras nada que ja nao foi visto. Esta na altura de dizer basta, nao a este tipo de filmes mas a todos os outros

Avaliação C+

No comments: