Friday, April 14, 2006


Nanny McPhee - A Ama Mágica

Starring:
Emma Thompson, Colin Firth, Angela Lansbury, Kelly MacDonald, Thomas Sangster
Directed by:
Kirk Jones (III)

Todos os anos os estudios ingleses reunem esforços de forma a produzir um blockbuster a sua maneira, colocando neste filme todos os seus esforços, basenado o cast numa gama de actores academicamente razoaves (Thompson, Grant, Firth entre outros) que vão rodando sempre ao sabor do exito.
Desta a vez a aposta recaiu num conto de fadas, ao bom genero das histórias de encantar que marcaram a infância de todos nós. Desde logo salvaguardaram a exigência do guião já que para este alvo quanto mais simples e moralista melhor, não tendo que apresentar qualquer tipo de retoques de mestria, contudo o argumento deste filme peca por o exagero de simplicidade e falta de orginialidade, se bem que por vezes o tradicional deve ser louvado pois não se corre o risco de originalidade falsa.
Assim estamos perante um sucesso natural, contruido com base numa personagem mágica e cheia de feitiço que aos poucos e com ajudas sobrenaturais consegue lidar com um autentico manicomio recheado de crianças. E na caracterização das personagens que o filme tem o seu ponto mais fraco com particular destque dos mais pequenos que por vezes parecem simples animais irracionais prontos a fazer acções que simplesmente nao têm logica nenhuma, este facto tb esta presento nos adultos (particularmente em firth, mas de uma forma mais esbatida).
De resto o filme é bem contruido apesar de por vezes ser demasiado infantil, podendo dificilmente agradar em niveis cognitivos que transcenda o concreto, com gags demasiadamente previsiveis e ridiculos, o que não nos defraudo tendo em conta que partimos desde logo que estamos a assistir a um filme para crianças.
O unico amargo de boca diz respeito a quantidade de talento desprediçado num filme que para ter o mesmo efeito não necessitava de presenças como as de Thompson e Stauton, que estão em claro sub rendimento no filme.
Por ultimo mencionar os cenários extremamente bem conseguidos, bem como o guarda roupa que peca nos momentos finais principalemte no primeiro matrimonio.
Enfim um filme simples direcionado para as crianças que querem filmes tradicionais, capaz de fazer boa campanha de bilheteira mesmo que muito longe dos objectos de animação, que também transcedem este titulo a níveis de originalidade e por vezes de moralidade.
Assim para concluir, o simples torna-se eficaz, mas o risco pode fazer algo de brilhante.

O melhor: O revivar de formula dos contos de fada algo desaparecido dos ultimos anos do cinema

O pior: Será que as crianças de hoje conseguem se ajustar a essas histórias tendo em conta o contexto onde vivem

Avaliação - C+

No comments: