Sunday, April 30, 2006


The Proposition

Starring:
Guy Pearce, Emily Watson, John Hurt, Danny Huston, Ray Winstone
Directed by:
John Hillcoat

Nick Cave sempre pautou a sua craição artistica por grande dose de intimismo e sentimentalismo, faceta que também esta bem presente na sua nova faceta, agora como argumentista, nesta obra australiana, e que foi uma dos obras mais aclamadas deste pais no ultimo ano.
Assim somos conduzidos para um Western, com pouca acção, centrada de uma forma quase poetica em vivencias interiores e familiares com dose de vingança à mistura, tudo a um ritmo slow que por vezes acompanhado da pessalidade do argumento faz com que o espectador se sinta por vezes confuso e como um intruso no seu proprio sofa.
O ritmo do filme é muito parado, sendo as sequencias de acção, (uma das bombas vitais deste genero) escassa, sobrevivendo com alguns momentos de grande violência gráfica, depois existe clara primazia, dos planos cerrados em deterimento do movimento, oferecendo grandes imagens e perdendo em intriga e acima de tudo na capacidade de chamar os espectadores a si.
Este filme que so agora vai chegar as bilheteiras americanas, foi dos maiores sucessos criticos na australia, principalmente nas categorias mais tecnicas, mostrando este pais recursos quase equivalentes a maquina de hollywood.
O filme mais que na realização centra a sua atenção na autoria de Cave e principalmente nas suas canções que adoptam um papel revelante durante o filme
QUanto ao cast também ele bem escolhido recheado de actores tipicos de filmes de qualidade, ressaltando as boas prestações de Pearce, Houston e Winstone. Com particular destaque para ultimo que na minha opiniao merece bem mais que estes filmes menore ja que o seu talento sobressai mesmo na meca do cinema
Enfim um Wester diferente, marcadamente sentimentalista que vai defraudar aqueles que gostam do genero pela sua acção

O melhor: A musica de Cave

O pior: Demasiado intimista faz com que nunca entremos de forma clara no enredo do filme

Avaliação - C+

1 comment:

not_alone said...

Não concordo NADA com a tua crítica. Isto cheio de acção perdia qualquer sentido. Não é uma qualquer poia que passeia por hollywood. É um filme à séria com um argumento fantástico (que, perdoa-me a franqueza, se não percebeste estavas desatento) A primazia que falas, dos planos cerrados em detrimento do movimento, no meu caso pessoal ainda me embrenhou mais na intriga, não precisava de duelos e de tiroteios em saloons para agradar aos fãs do western.