Sunday, April 16, 2006


Firewall

Starring:
Harrison Ford, Paul Bettany, Jimmy Bennett, Virginia Madsen, Robert Patrick
Directed by:
Richard Loncraine

Sem duvida este ano está marcado pela falta de originalidade, os generos repetem-se e voltam a repetir-se, sendo este firewall um dos objectos mais claros desta falta de originalidade que tem marcado hollywood.
A história e conhecida, um grupo de ladrões rapta a familia de um informatico, para que seja uma transferencia bancaria efectuada, dai o do custume, tentativas de fuga, mortes das personagens adjacentes, durante 120 minutos de um entertenimento algo moroso, que peca essencialmente pela falta de originalidade.
Desde logo o tema joga a favor do filme a invasão das novas tecnologias ainda nao foram muito abordados pelo cinema, contudo neste caso nunca concretiza as cenas envolvendo software sao extremamente primitivas, e os dados referidos também, nunca passando o filme de uma luta entre ladrão e ajudante com pouca emoção.
O filme entrou bem nas bilheteiras, apesar de ainda longe dos sucessos de Ford no auge da sua carreira, contudo na prespectiva critica o filme teve longe de garantir aplausos sendo por diversas vezes criticado pela falta de inovação que é necessario e que se deve exigir em projectos pensados para grandes plateias.
O argumento é extramentente desarticulado sendo unido por articulações à " mcgyver" ou seja a sempre um promenor que ainda n tinha sido revelado pronto para solucionar o problema do nosso heroi. Tb a forma como são caracterizadas as personagens nos parece pouco cuidade, com escepção das encarnadas por Ford e Bettany, que alias tomam conta de todo o filme nao sobrando espaço para mais ninguém
De referir por ultimo a qualidade do cast que de alguma forma é o ponto mais forte do filme, se por um lado Ford esta em claro decrescimo de rendimento sendo aconselhavel uma mudança de registo urgente, por outro bettany encara com mestria um vilão forte e enigmatico, dando um cheirismo do que poderemos ver em Da Vinci Code onde irá protagonizar o monge silas. Por ultimo mencionar as participações de secundários de qualidade contudo o argumento em nada potencializa as suas qualidades.
Enfim mais um filme para repensar o estado actual do cinema de acção, alertando a necessidade de projectos que sejam originais e acima de tudo inovadores para o cinema deste seculo

O Melhor: Bettany como vilão. Preenche o filme todo

O pior: A sensação de deja-vu, ou seja ja vimos tudo isto em algum lado

Avaliação - C-

No comments: