Wednesday, April 19, 2006


Manderlay

Starring:
Bryce Dallas Howard, Udo Kier, Jean-Marc Barr, Jeremy Davies, Danny Glover
Directed by:
Lars von Trier

Há alguns anos atrás Lars Von Trier surpreendeu meio mundo, com o seu Dogville, um filme realizado sem cenários sempre com uma tela preta por trás, contudo com um argumento muito bem articulado e surpreendente e acima de tudo com um cast muito forte encabeçado pela Diva Nicole Kidman como grace, o filme centrava-se em valores humanos e na corrupção facil destes.
Algunjs anos mais tarde Trier decide voltar ao projecto, mudando de cidade passando para manderlay, o principio da tela preta manteve-se, sendo o cast substituido, sendo Kidman Substituida por Bryce (que encara a mesma personagem),e outro tem abordado desta vez a libertação de ascravos e adptação destes a liberdade.
Mais uma vez estamos perante um argumento muito bem contruido, surpreendente e intenso que aos poucos vai novamente revelar as fraquezas do ser humano, contudo estamos perante um parente bem mais pobre do que o primeiro titulo, já que o objectivo das faltas de cenario não conseguem nunca por um lado dar dimensão espacial ao filme, e ao contrario de Dogville, dificilmente os espectadores conseguem criar uma imagem mental do espaço onde as peculiares personagens se movimentam
à história apesar de bem contruida também esta longe da articulação quase doentia do epilogo de Dogville, mesmo assim estamos perante uma obra original e que deve ser valorizada na monotonia que se tem tornado o cinema mesmo o de autor.
A realização de Trier volta a não agradar, mesmo que por vezes este obtenha alguns fas junto de algumas indoles mais pseudo intelectualoides, sendo de um primarismo intencional que chega a irritar, e a desvalorizar a obra como ja tinha acontecido nas obras anteriores dele, que na minha opinião com a excepção de Dogville, não sao mais que gritos de revolta com o intuito de serem polémicos
Para finalizar há que referir um cast razoavel, mesmo que fique a anos luz do anterior titulo da serie, sendo que Bryce não é kidman, e acima de tudo Bettany ainda valoriza os filmes que faz.
Enfim um filme justo mas que poderá desiludir quem pensa que estara no seguimento de um titulo singular e unico como Dogville

O Melhor: O argumento muito bem contruido, mais uma vez intenso e valorativo dos principios humanos

O pior - A confusao que a delimitação espacial por vezes cria no espectador, impossibilitando algumas ligações mentais na percepção do filme

Avaliação - B -

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