Tuesday, April 18, 2006


V for Vendetta - V de Vingança

Starring:
Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, Stephen Fry, John Hurt
Directed by:
James McTeigue

Desde cedo, podemos observar que entramos no mesmo registo do ano anterior cinematografio, repleto de filmes menos bons, mas perante Blockbusters de grande qualidade, colocando os maiores recursos ao serviço de grandes histórias, e mais uma vez é o que observamos nesta obra.
O singularismo dos irmãos Washovsky, seria uma verdade absoluta não fora o acidente do final da triologia matrix, sendo que o publico precisava de se reconciliar com estes cineastas, sendo que V é a melhor forma deste reencontro, mesmo que os cineastas desta vez não tenham partido para a realização.
Assim estamos perante uma história brilhante, que por um lado toca nos filmes de super herois, ao qual une um caracter muito actual da sociedade onde vivemos, marcado pela ameaça terrorista, e que nos faz pensar e objectivar em parte os motivos subjacentes por detrás de tais actos. Para além do mais o filme embarca numa referência às maiores obras literarias que retratam ao futuro totalitarista que iremos viver, com principal destaque a "1984" e "amiravel mundo novo" conseguindo um todo muito coeso e um argumento bem contruido e com grande originalidade
Estamos perante o melhor filme do ano até a data, magistralmente encenado e realizado, bem como uma articulação perfeita entre as personagens, muito bem interpretadas pelas escolhas efectuadas, onde temos de inaltecer o magnifico cast de Weaving, mais concretamente da sua voz para o enigmático V, e de John Hurt para primeiro ministro recriando um totalitarismo e uma força em cada palavra que transmite.
Contudo o grande ponto do filme reside nas falas da personagem principal, poéticas, e escritas com uma prefeição que torna este mesterios V numa das personagens mais cativantes da ultima decada cinematografica.
O unico ponto menos positivo diz respeito ao facto de desde muito cedo determinados aspectos serem desvendados mesmo que estes seja sucedidos de outros mais cativantes e acima de tudo a improbabilidade de uma sequela. (será que os cineastas ainda estão a recuperar do falhanço das sequelas de matrix e nao queiram arriscar de novo! Provavel)
Enfim uma das obras mais singulares dos ultimos tempos e que nos faz acreditar que é possivel unir originalidade, qualidade e entertenimento no cinema Pós moderno,

O melhor: A actualidade do filme, o fúturo marca presença perto de nós

O pior: O acolhimento algo modesto que o filme teve, os espectadores cada vez merecem menos algumas obras que lhes são dadas

Avaliação - A-

No comments: