Saturday, September 07, 2024

Fly Me To The Moon

 Desde muito cedo este ano que começou a ser publicitado este novo filme da Apple o qual vinha com uma estratégia algo diferente de ser um blockbuster de verão, desde logo pensando que poderia funcionar uma dupla de protagonistas de primeira linha, e acima de tudo debater a ida a lua. O filme acabou por estrear em pleno verão, criticamente o filme ficou pela mediania o que não lhe deu um impulso mais forte, sendo que isso conduziu a resultados comerciais muito aquém do valor comercial que os seus interpretes poderiam ter.

O filme tem uma base interessante e que muitas vezes entra nas discussões da ida a lua, concretamente naquilo que é real e simulado e o filme joga bem com essas duas vertentes, acrescentando um lado amoroso. O problema do filme é em quase toda a sua essência o ritmo, demasiado baixo, e principalmente por o lado descontraido nunca ter o nivel de humor capaz de sustentar um blockbuster de verão, deixando sempre a sensação que o filme poderia ser muito melhor e mais proximo do publico.

A questão das versões da ida a lua, e no lado publicitário acaba por ser o aspeto mais maduro, e mais interessante do filme, o qual nem sempre o pega da melhor forma, sendo quase os intervalos de uma relação amorosa de cliche, e um filme demasiado esteriotipado para uma duração tão longa, que chega a ser demasiado adormecido.

Por tudo isto e inevitável sair do filme sem um bocadinho de expetativas defraudadas, primeiro porque os dois atores principais poderiam ter mais quimica e personagens com mais dimensões e depois porque mesmo no lado mais original da abordagem fica algumas questões por resolver, num filme que tenta ser demasiado comico sem nunca o conseguir ser.

A historia fala de uma agente de publicidade que é contratada pela Nasa para fazer da ida a lua, um sucesso comercial e a historia do momento, perante as questões levantadas pela guerra do vietname, acabando por ser relacionar com um dos responsaveis da missão, marcado pelos falhanços do passado.

O argumento do filme tem uma base original e que muitas vezes está nas discussões dos feitos, mas pouco mais. O filme tenta ser uma comedia sem nunca trabalhar com qualidade os dialogos, e a parte mais madura do filme nunca é levada a serio, num filme que consegue atingir com dificuldade os objetivos que se propos.

Na realizaçao, o filme foi entregue a Berlanti, um realizador de comedias de costume que tem aqui um filme maior que a sua competencia. Fica a ideia que para alem do trabalho temporalmente contextual falta rasgo ao filme que se deixa adormecer, mas talvez o problema seja a expetativa ja que nos parece que o filme vai de encontro a carreira do realizador.

No cast Tatum esta monocordico nesta fase da carreira, parece retirado de um museu de cera e o filme padece com essa dificuldade. Johansson estava fora de ecra à algum tempo e vai muito no tipo de estetica do seu protagonista, deixando Harlesson e sua descontração algo isolados no estilo que o filme queria ter.


O melhor - A encenação

O pior  Ficar com a ideia que a expetativa foi demasiada para o filme


Avaliação  - 



C


No comments: