Wednesday, August 09, 2023

Ruby Gillman, Teenage Kraken

 É conhecido que o verão é uma altura alta de projetos comerciais onde principalmente a animação adota uma posição importante na reunião dos mais pequenos em familia. A Dramworks uma das maiores produtores de animação trouxe um filme sobre a entrada na adolescência no mundo dos monstros marinhos. Criticamente as coisas não correram bem o conceito ficou longe de ter uma receção brilhante e comercialmente as coisas também não foram nada  famosas com resultados muito aquem do esperado para uma grande aposta de animação de verão.

Sobre o filme podemos dizer que tudo começa com um problema grande que é o facto de todos os temas do filme já terem sido recentemente tratados pela Disney com muito mais competência. Temos uma clara mistura de Turnig Red e Luca, com a agravante que é claramente inferior ao primeiro e muito inferior ao segundo, razão pela qual fica sempre a sensação que estamos perante uma abordagem claramente menos qualificada de temas, o que nos parece ter sido um pessimo timing da Dreamworks.

Outro dos problemas do filme é o facto de cair no cliche tipico das personagens adolescentes humanas, com exagero, que tira alguma ligação das personagens e do espetador. O filme não é humoristicamente intenso, torna-se na ligação entre personagens feminino, mas não tem a atualidade ou a mensagem de Turning Red, percebendo-se cedo que a irreverencia dos primeiros e ultimos minutos não tem seguimento no desenvolvimento da historia.

Por tudo isto facilmente conseguimos concluir que este filme é em todos os niveis um ato falhado. O filme não é comercialmente atrativo, e repetitivo com o problema de ter menos qualidade do que normalmente os filmes deste genero conseguem ter, e fica refem da qualidade tecnica que efetivamente tem mas que fica ao dispor de uma historia mairitariamente mal contada.

A historia segue uma jovem que a determinada altura percebe que é um monstro marinho e tem de se adaptar a esta nova realidade com o objetivo de se tentar integrar numa comunidade onde tem receio que a vejam como realmente é.

O filme tem um problema de base que se trata da originalidade. Fica a sensação que o filme é o Turnig Red do mar e isso é um erro de palmatoria para quem quer ter uma abordagem nova de animação num filme pouco original. Comicamente fica a sensação que o filme também fica muito àquem, e por fim na mensagem não trás propriamente nada de novo.

Na realizaçao do projeto uma dupla de pessoas associadas à animaçao, alguns deles na escrita outros na produçao, que tem um projeto interessante do ponto de vista visual, que perde pela pouca ligação e impacto da historia, que provavelmente lhes da uma estreia pouco interessante.

No cast de vozes o filme escolhe bem Fonda e Collete nas personagens mais adultas femininas que cumprem aquilo que as personagens querem ser. O filme acaba por ter mais dificuldades nos outros pontos de vozes, já que parece sempre algo refem destas figuras.


O melhor - Alguma qualidade técnica das imagens

O pior  - O argumento repetitivo e pouco objetivo


Avaliação - C-



No comments: