Saturday, August 19, 2023

Guardians of Galaxy Vol 3

 A Marvel tornou-se nos ultimos 25 anos a maior produtora de sucessos de Hollywood nesta ligação quase interminavel entre os herois de banda desenhada e o cinema de massas, sendo que uma das sagas mais populares foi estes guardios da galaxia, sob a batuta de James Gunn entertanto contratado para fazer o mesmo com a DC. Numa altura em que a fase 3 da MCU não estava propriamente a entusiasmar foi necessario este terceiro capitulo para novamente a critica voltar a estar do lado dos filmes da marvel sendo que também os espetadores correspoderam e os resultados comerciais foram ao encontro do que de melhor a Marvel foi fazendo.

Sobre o filme podemos dizer que quem gostou dos primeiros dois capitulos vai gostar deste porque temos as personagens com os mesmos pontos do passado, com muito humor e ação, e uma banda sonora de eleiçao, elementos todos que fizeram deste grupo de super herois os de maior sucesso critico da Marvel. E daqueles filmes grandes e que demonstram bem o entertenimento puro, mesmo que pouco coeso e muitas vezes apenas absurdo.

Um dos pontos que joga a favor do filme e que tem muitas vezes sido um dos problemas dos ultimos filmes da MCU é ser concreto e direto, não ser dificil de ver nem compreender e provavelmente não estar muito preocupado naquilo que vem a seguir não so nestes herois mas em todos os outros e isso faz o filme singularmente resultar e tornar-se num divertido filme de massas.

Por tudo isto este e um capituo natural dos Guardioes da Galaxia, com o humor e espirito de equipa que foi fazendo desta saga o sucesso completo, fica a ideia na parte final de alguma despedida, pelo menos na formula como nos conhecemos mas ao ser uma triologia podemos facilmente dizer que foi das que melhor resultados obteve neste conceito.

A historia segue o grupo de guardioes de galaxia, os novos e os originais os quais tem que se juntar para tentar salvar Rocket de um temivel vilão que tem como objetivo criar novas sociedades, aparentemente perfeitas e que teve na origem da criaçao do pequeno heroi.

Em termos de argumento o filme é simples, cria um vilão, poder interminavel espirito de grupo e muita ação e comedia, sendo Drax a figura que melhor se encontra neste particular. No final fica  a ideia da despedida ou pelo menos uma nova roupagem, mas na marvel nunca se pode dar nada como adquirido.

Na realizaçao James Gunn voltou ao conceito que o fez feliz, e que ja conduziu a que fosse contratado para os rivais para uma especie de paralelismo no seu Suicide Squad. E irreverente tem espirito de estetica e acima de tudo assumiu e bem um estilo de cinema que acaba por ser a imagem de marca deste segmento. E dificil dissociar o realizador deste projeto.

O filme tras a equipa inicial que tao bem funcionou ao longo do tempo, com algumas novas presenças, como Poulter como uma especie de vilao/heroi, sem grande sublinhado, e um vilão, impactante o qual e criado por Iwuji um ator que tem aqui o seu primeiro grande destaque onde funciona com a intensidade que o filme necessita.


O melhor - O espirito da saga

O pior - Talvez algo longo e com sequencias de ação compridas


Avaliação - B-



No comments: