Friday, May 12, 2023

Renfield

 Desde o momento em que este projeto foi anunciado e com as primeiras imagens que a expetativa em torno do filme era mais que muita, muito por culpa daquilo que poderia ser feito por Cage na encarnação de Dracula. Criticamente o filme frustrou as melhores expetativas com avaliações medianas, e comercialmente foi um floop consideravel principalmente pelo buzz que o filme teve no seu pre lançamento.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo começa bem, irreverente, sem sentido mas engraçado, sobre uma das personagens secundarias mais indiferentes da historia de Dracula de Bram Stoker. O problema do filme e o seu desenvolvimento em que apenas se torna absurdo, exagerado e onde a comedia na maior parte das vezes não é tão intensa como os produtores do filme pensa que é, e o filme torna-se num exagero, muitas vezes desinteressante.

O filme tem risco, e se inicialmente nos avanços e recuos da historia, nas dissertações proprias da personagem, o filme tinha um teor original na abordagem da historia, depois torna-se num serie b com sangue e luta, sem qualquer intriga central propriamente bem desenvolvida, que torna num absurdo tremendo sem o impacto de ser diferenciado.

Ou seja um filme que não se leva a serio, que tenta resistir e ter impacto comercial e comico com a presença de Cage como Dracula, mas pouco mais, inicialmente fica a ideia que a rebeldia de abordagem do filme iria funcionar, mas rapidamente temos sangue e tripas e pouco mais narrativamente falando, onde as ideias nunca fluem,

A historia segue Renfield ajudante e servo de Dracula, que está preso à força do seu amo, e que tenta se ver livre desse poder, no momento em que se envolvido na luta entre um grupo mafioso e uma policia sedente de fazer justiça.

No que diz respeito ao argumento temos uma historia que até tem uma abordagem inicial original, que se perde para ser um filme de bandidos comico serie B, em que a presença de Dracula e as ligações a historia são circunstanciais, já que é uma roupagem totalmente diferente de toda a historia que conhecemos.

Na realização Chris McCay e um realizador de comedia, muitas vezes em termos de animaçao, que tem aqui um filme com muito sangue, ainda que do ponto de vista comico. E uma comedia de grande estudio com meios mas sem arte, um pouco na linha da sua carreira algo cinzenta ate agora.

No cast Cage como Dracula acaba por ser um easter egg e pouco mais, a personagem quase não e desenvolvida sendo apenas um adorno estetico. Hoult encaixa no lado humoristico e quase desligado que se quer para o personagem, funcionando pior como heroi de ação, Akwafina sente-se sempre desconfortavel neste papel.


O melhor - Os primeiros cinco minutos

O pior - O filme tornar-se num festival do absurdo


Avaliação - C-



No comments: