Wednesday, November 30, 2022

Ticket to Paradise

 Quando determinadas estrelas maiores do cinema entram em determinada idade, algumas tem dificuldade em encontrar o espaço comum dos anos anteriores das carreiras e deambulam por projetos que possam ser menos motivantes. Nesta comedia romantica algo simplista encontramos dois pesos pesados, conhecidos um do outro novamente a conjugarem esforços. Este pequeno filme ficou por uma esperada mediania critica sendo que comercialmente as coisas até correram bem principalmente para uma comedia romantica onde me parece claro que o nome dos protagonistas e o paraiso chamado Bali foi essencial para essa projeção.

Sobre o filme temos a tipica comedia romantica do odio de muito tempo que vira amor. O filme tras dois pesos pesado, em clara baixa de forma principalmente Clooney longe do ritmo que fez dele um dos atores maiores de Hollywood. O filme é obvio, pouco coeso, com um humor físico algo inesperado mas que dificilmente funciona e acima de tudo com pouca coesão ou lógica, tenta fazer um paralelismo nas duas historias de amor, quando na realidade nenhuma das duplas tem particular quimica nas suas personagens para sustentar um filme tão dependente deste ponto.

Claro que temos uma produção elevada, a qual se percebe desde logo na forma como o filme aproveita o alegado paraiso de Bali para levar as personagens para sítios indiscritíveis, e é claro que Clooney e Roberts tem carisma, mesmo em personagens monotonas e pouco trabalhadas, que reforçam os defeitos latentes que sempre estiveram presentes na carreira de ambos. Isso da um filme obvio, e previsivel que pouco trás de novo ao cinema.

Ou seja um comedia romântica de segunda divisão a todos os niveis. Com este cast e com esta linha exigia-se mais irreverencia, e mais autoria. Fica a sensação que principalmente na utilização de um humor algo fisico nem Roberts nem Clooney necessitavam deste tipo de papeis. Claro que a fase das carreiras não é a melhor mas fica a ideia que o filme acaba mesmo assim por ser demasiado pequeno e previsivel.

A historia segue uma jovem que numa viagem de fim de curso ao Bali, se apaixona por um nativo e fica noiva. Isso vai levar a que os pais, separados e com uma guerra de longo curso unam esforços para impedir que ela cometa o erra deles e que conduziu ao seu nascimento.

E no argumento de base que residem os maiores problemas do filme quer pelo excesso de prevesibilidade mas acima de tudo pela forma como tudo o obvio e o humor nao funciona. O filme e mais do mesmo em termos de comedias romanticas de segunda linha.

Na realizaçao Ol Parker e um tradicionalista do amor em Hollywood o qual ja teve diversos filmes com alguma dimensão, mas teve sempre dificuldade em dar uma assinatura ou algo relevante nos mesmos. Aqui para alem do paraiso so espaço pouco espaço para uma assinatura de cinema, que talvez explique tantos filmes, tanto dinheiro e continuar quase desconhecido.

No cast nem Clooney nem Roberts estão no melhor momento atual. Clooney depois de alguns insucessos tenta dar o ar de gala, mas o humor fisico e totalmente disfuncional na sua prestação. Roberts, que colecionou sucesso em comedias romanticas, parece desconfortavel numa personagem tao rigida. A jovem Dever tenta ganhar espaço, mas ja a vimos a exibir mais risco nos seus papeis.


O melhor - Bali

O pior - O humor fisico que o filme tenta ter.


Avaliação - C-



No comments: