Tuesday, November 29, 2022

Lyle Lyle Crocodile

 Neste final de ano existiu este filme juvenil sobre um corcodilo cantor, que tentou utilizar ao maximo o poder da estrela musical Shawn Mendes para conseguir cativar um publico juvenil. O filme, uma aposta maior de uma das maiores produtoras de hollywood não conseguiu chamar muito a atenção em termos criticos com avaliações medianas, sendo que comercialmente as coisas correram melhor com o tempo do que inicialmente se fazia esperar.

Sobre o filme podemos dizer que o conceito do animal cantor parece muito anos 90 e que atualmente penso que é dificil perceber qual e o real publico alvo de um filme que é demasiado infantil para os adultos, mas também não é engraçado ou cativador para os mais pequenos que acabam por ter muito melhores projetos e mais trabalhados do que este. Dai que seja surpreendente a forma como um filme deste, de domingo a tarde conseguiu chamar a atenção de um grande estudio.

Tambem em termos de produçao me parece que o filme é limitado, tudo começa desde logo pela forma como o filme não tem propriamente um efeito especial de excelencia na construção de Lyle, e acima de tudo como os momentos musicais são alvo distantes do teor que o filme quer ter, tornando-o num markting puro para Mendes, mais do que uma obra cinematografica propria.

Por tudo isto Lyle e um filme de domingo a tarde igual a muitos de animais falantes. Sobressai a capacidade de Bardem também ser um ator de musicais com capacidade fisica e interpretativa e pouco mais. Este sera sempre o filme de Mendes mais do que qualquer coisa, fruto de uma epoca que passará rapidamente.

A historia segue um corcodilo que se expressa a cantar e a forma como o mesmo se une a uma familia que vai viver para o andar de baixo ocupado por si, acabando por ajudar todos os elementos da familia a ultrapassar os seus problemas e unir todos nesta nova etapa.

Em termos de argumento muito pouco de original, e muito do que durante anos e anos vimos nos domingos a tarde dos canais generalistas. Personagens limitadas, valores morais obvios e muita previsibilidade. Fica a clara sensação que as letras das musicas deveriam encaixar muito mais no filme.

No que diz respeito a realizaçao uma dupla associada a comedia de estudio, sem grande relevância ou assinatura individual. O filme nem sempre utiliza os melhores recursos na construção da personagem, o que para um filme com este custo se exigia. Acaba por ser algo rudimentar para um filme com estes objetivos comerciais.

No que diz respeito ao cast, brilha Bardem do primeiro ao ultimo minuto, demonstrando vetores que até ao momento ainda não tinham sido observados. Ao seu lado WU e Mcnairy estão algo prendidos a personagens pouco trabalhados e o jovem Fegley e demasiado preso aos miudos nerds que sempre preencheram este tipo de filme.


O melhor - Bardem

O pior - A forma como o filme não consegue ser atual


Avaliação - C-



No comments: