Tuesday, November 08, 2022

See How They Run

 


Setembro é conhecido por ser um período de lançamentos onde alguns projetos mais arrojados acabam por ser lançados com o objetivo de testar audiências. Nesse cenário acabou por sair este filme de suspense, baseado e inspirado no estilo policial de Agatha Cristie e as suas adaptações. Este peculiar filme recebeu criticas moderadas, o que não lhe permitiu muitas ambições em termos de prémios. Comercialmente o filme pese embora tenha tido algum orçamento ficou aquém do esperado, sendo que a campanha de distribuição do filme também não foi a mais interessante para este percurso.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo começa bem, as ligações, a peça dentro da peça, o crime dentro do crime, acaba por criar uma confusão original que o filme podia aplicar num arrojado argumento criativo, sem nunca esquecer o detalhe artístico. E se este inicio prometia um filme arrojado, o mesmo acaba por não aproveitar a introdução de crime que lança, perdendo gas ao longo de toda a duração.

Pena e que esta introdução desapareça com a personagem que acaba por morrer. Depois acaba o filme por perder no lado de investigação e desenvolvimento de cada personagem, ser mais comum, demasiado confuso. Fica a sensação que principalmente a personagem do investigador, que tinha tudo para dominar o filme, ainda para mais com um ator de primeira linha acaba por passar ao lado do filme, sendo a sua conclusão razoável, pelos pontos de contato iniciais sem ser fantástica.

Numa altura em que este género mais classico tem visto novamente a luz do dia, motivado pelo acelerador que foi Knives Out, eis que tem existido diversas tentativas de rentabilizar novos projetos sempre com a base de sempre. Aqui temos um filme que tinha apontamentos de primeira linha, mas acaba por perder algum poder de fogo num filme que acaba por ser algo confuso e algo peculiar.

A historia segue uma peça de teatro e uma pre produção de uma adaptação de um livro de Agatha Cristie em que após um homicídio uma dupla de inspetores começa a investigar quem é o assassino tentanto reunir as peças que conduzam a descoberta da verdade.~

Do ponto de vista de argumento, a historia quase em formato bonecas russas, poderia dar aso a originalidade e competência, num filme diferenciado, mas que acaba por não o ser, melhor acaba apenas por ser nos primeiros momentos do filme, acabando por se desenvolver numa mistura de filme de investigação de media qualidade com algum humor ingles.

Na realização um cineasta associado ao cinema mais tradicional britanico, com uma carreira claramente dedicada a um tipo de filme que não é propriamente atual. O filme tem algum aprumo estético, principalmente na homenagem ao lado mais traidicionalista que o filme tem, mas tem momentos em que os truques de camara acabam por não ser os melhores.

No cas tudo indicava que as escolhas de Rockwell e Ronan para dupla de inspetores seria ótima, mas o filme aproveita melhor a segunda, com o lado mais inocente que o primeiro, que já vimos bem mais intenso e presente em outros papeis, embora tudo parecesse criado para o potenciar. Alguns momentos iniciais de Brody também tem o destaque merecido.

 

O melhor – A introdução do filme.

 

O pior – O filme não faz aproveitamento completo da originalidade do seu inicio~

 

Avaliação – C+

No comments: