Thursday, February 06, 2020

The Wave

Janeiro é conhecido por ser um mês tranquilo em termos de cinema, colecionando produtos de baixo custo de produtoras maiores, acompanhado acima de tudo por projetos mais arriscados de outras companhias. Este estranho Thriller foi um dos filmes que viu a luz do dia no inicio do ano com criticas medianas e uma expressão comercial completamente inexistente, dando clara perceção do baixo poder comercial dos seus protagonistas.
Sobre o filme eu confesso que usualmente gosto de Thrillers com realidades paralelas, e mesmo com alguma ficcção cientifica quando os mesmos conseguem ao mesmo tempo ser inovadores, impactantes mas mais que isso conseguem transmitir bem a sua mensagem, algo que me parece não ser totalmente conseguido neste filme, principalmente no que diz respeito ao ultimo parametro aqui em jogo.
Até me parece que o filme começa bem na forma como cria e explora a sua intriga central, mas quando entra na sua fase mais dificil de conjugar e mais que isso dar sentido a tudo o que estamos a ver o filme não consegue nunca simplificar tornando-se em algo quase intraduzivel pese embora com algum primor tecnico na sua diferenciação, o que torna a mensagem pouco facil de ser percebida pelo seu espetador.
Podemos facilmente englobar este filme dentro daquilo a que se chama um cinema exprimental de autores desconhecidos com atores em baixo de forma. Fica na retina algumas boas ideias do ponto de vista estetico mas a falta total de ideias na simplificação da historia ou mesmo na sua concretização e quando isso acontece num genero como este o resultado dificilmente consegue ser positivo.
A historia fala de um individuo que apos a promoçao decide ter uma noite de aventura que apos tornar uma droga se torna um autentico ataque a sua realidade e as suas relações, o que acaba por conduzir a uma serie de eventos que lhe são totalmente estranhos.
No argumento o filme apresenta dificuldade em ser objetivo e a transmitir aquilo que quer fazer com clareza, alias fica a ideia que o filme a determinada altura perde por completo o seu controlo do impacto dos seus paralelismos acabando por deixar morrer as personagens e a sua historia.
Na realizaçao Klabin tem alguns apontamentos interessantes principalmentes na forma como filma as aluncinações, contudo posteriormente na maior parte do filme isso não é acompanhado por outro tipo de registos que deixam o filme adormecido.
No cast Justin Long esta longe do mediatismo que ja teve, adotando um estilo de cinema que poderá ser interessante embora ainda não tenha sido capaz de destruir a imagem de actor de comedia mesmo neste tipo de segmentos com outro genero cinematografico por trás

O melhor - Alguns apontamentos de realziação

O pior - A forma como o filme acaba por se tornar impercetivel

Avaliação - C-

No comments: