Sunday, February 09, 2020

Little Women

Depois do sucesso critico que se tornou Lady Bird e que permitiu entre outras coisas que Greta Gerwing se tornasse numa das figuras de referência em termos de realizadores mulheres. Pois bem este ano surgiu esta adaptação do famoso livro das irmas Marsh. O resultado critico foi novamente brilhante denotando que a realizadora encontra-se numa fase fulgurante da sua carreira. Também comercialmente num momento em que se discute a igualdade na forma como a arte aceita homens e mulheres tornou este filme num dos sucessos do final de ano e conseguiu que o filme conseguisse uma serie de nomeações para os oscares.
SObre o filme eu confesso que uma adaptação de uma historia que já teve algumas roupagens no cinema tem sempre pouco de diferente ou surpreendente para ser um filme de referencia no ano. Este e um filme bem feito, deliberadamente desorganizado temporalmente mas que acima de tudo tenta encaixar as personagens femininas com alguma qualidade mas fica a ideia que essa repartição em demasiado do filme por diferentes fases baralhadas acaba por tirar o impacto de algumas personagens mesmo que politicamente sirva os intentos do filme.
Alias ou pouco como a discussão em torno das valências do filme e da forma como Gerwing foi ignorada como realizadora o filme e quase biográfico colocando-se no lugar de uma aspirante a escritora e a forma como quer dar o livro da sua família. O filme tem boas intepretaçoes e algumas dissertações sobre a vida mas parece-me sempre algo igual as outras adaptações para esse destaque.
Claro que e um filme cuidado do ponto de vista estética, que nos tras um cast de primeira linha e mais que isso que aparece no excelente momento para tocar no tema, mas esta longe de ser um filme de referência na historia do cinema mesmo que seja bem executado como e
A historia fala de Jo Marsh as suas irmas e a ligação entre ambas, e mais que isso as suas aventuras amorosas e pior que isso a forma como conseguiu ou tentou implementar a sua escrita num mercado totalmente dominado por homens.
O argumento de Gerwing tem sido um dos aspetos mais bem avaliados do filme, e provavelmente isso vai resultar numa aproximação ao oscar. Parece-me que temos uma actualizaçao da historia mas nada de revelante foi transformado pensando eu que outros filmes foram mais brilhantes em adaptações.
Na realização um filme de época descritivo e sempre difícil de trabalhar e Gerwing mostrou competência e sobriedade que muitas vezes os realizadores oriundos do indie podem ter alguma dificuldade em se exprimir.
No cast Ronan e a musa de Gerwing numa interpretação subtil mas funcional, assim como a realizadora parece neste caso estar demasiado valorizada para um papel interessante mas nada de diferenciador. Alias o maior destaque vai para Pugh eficaz num ano excelente e que fruto do conjunto de interpretações conseguiu a nomeação

O melhor - A actualidade do tema.

O pior - E uma historia conhecida que já viu a luz do dia antes

Avaliação - B

No comments: