Saturday, February 01, 2020

Just Mercy

Em todos os finais de ano e comum as produtoras lançarem os seus produtos com carimbo de possíveis candidatos aos oscares, normalmente ou com historias reais marcantes ou com abordagens mais originais. Um desses filmes que se posicionou nesse período foi este drama sobre a defesa dos acusados no corredor da morte. Ao contrario de outros que foram lançados no mesmo período este filme não teve uma explosão critica pese embora tenha sido bem avaliado, hipotecando por completo as chances de oscar. Comercialmente com a posterior relançamento em Janeiro as coisas firam mais razoáveis.
SObre o filme podemos dizer que a aproximação da morte e principalmente a questão racial num contexto do interior norte americano e sempre o ponto de interesse para qualquer filme, num dos seus temas preferidos. O filme fala disso com objetividade fica no entanto a questão que o filme torna-se demasiado direto quer no lado da investigação tornando tudo demasiado simplista num filme que trata de matérias tao sensíveis.
Ou seja pese embora o filme consiga transmitir bem as emoções inerentes a cada momento fica a ideia que trata mesmo a historia pela rama, deixando de lado as motivações objetivas da investigação mal conduzida, atalhando na nova descoberta de forma a potenciar sequencias de diálogos emotivos e muitas vezes pouco mais que isso entre personagens.
Ou seja parece-nos um filme que não se debruçando a serio sobre a temática ou sobre a historia passa muito mais a mensagem do ponto de vista emocional do que a historia em si. Fica a ideia que outras personagens mereciam algum destaque já que o filme centra-se demasiado nas duas centrais e isso pode ser redutor para os temas em questão.
O filme fala de um jovem advogado que se centra na questão dos detidos no corredor da morte e na tentativa de tentar defender quem ali se encontra de forma injusta de forma a impedir a retirada de vida aos inocentes que ali se encontram.
Do ponto de vista do argumento a historia e impactante e emotiva e o filme trabalha-a muito desse ponto de vista. FIca a sensação que existia muito por trabalhar do ponto de vista politico, ideológico e mesmo de justiça mas que isso poderia tirar o peso emotivo ao filme, mas no fim parece-me apenas a escolha mais simples.
Daniel Cretton e um realizador que tem ganho alguma dimensão e que tem dado nos últimos tempos aos seus filmes tem funcionado propriamente mais do ponto de vista emocional do que na riqueza em que os seus filmes abordam as suas temáticas. DO ponto de vista de realizador falta ainda alguma marca de autor.
NO cast e um filme que explora apenas duas personagens B Jordan está com um papel simples, mais emotivo do que exigente, dando mais sublinhado a um Foxx novamente em boa forma, com um bom papel, embora me pareça que tenha sido mais valorizado do que propriamente o mesmo representa.

O melhor - O lado emocional da historia

O pior - TOrna aspetos complicados em atalhos narrativos

Avaliação - B-

No comments: