Thursday, February 13, 2020

The Last Full Measure

O cinema de guerra nos ultimos anos ganhou algum novo impulso principalmente pela inovação tecnologica que foi permitindo ao longo do tempo que o espetador tivesse mais facilidade em entrar dentro da propria historia. Isso acabou por deixar de lado algumas das historias de guerra mais densas, uma das quais que foi a base deste filme que estreou com total indiferença critica e que comercialmente foi também ela tratada com algum desprezo por parte dos espetadores.
Um filme de guerra quando não entra particularmente na ação ou mais que isso não aposta na força dessas cenas tem usualmente muito mais dificuldade em fazer prevalecer o seu conceito. Este filme tem essa dificuldade ou porque perde demasiado tempo a falar sobre honra e sobre a emoçao e pouco sobre os feitos da personagem central. Mas mais que isso porque os flashbacks na verdade acabam por nada dar de substantivo a historia tornando-se replicas de cenas de ação quase sempre cinzentas.
Por tudo isto temos um filme que funciona até em demasia da vertente melo dramatica, fica mesmo a ideia que o filme a determinara altura se assemelha aos dramas cristãos que têm invadido o cinema do que propriamente é um filme objetivo sobre a guerra e sobre um dos seus herois, o que torna a sua toada pouco intensa.
Um dos tipicos filmes de janeiro, ou seja um projeto pequeno, com resultado muito concreto, ficando a ideia que com outros meios ou mais que isso com uma produçao maior que tornasse os flashbacks mais importantes poderiamos ter um filme bem mais significativo ja que assim parece claramente que as coisas são bastante curtas.
A historia fala de um advogado do pentagonal responsável pela atribuição ou estudo de eventuais condecorações que acaba por começar a investigar os feitos de um falecido heroi do vietnam entrando na vida dos seus companheiros sobreviventes os quais lutam por essa distinção.
Em termos de argumento um filme simples e mais que isso um filme que apela mais a emoçao do que a razão, isso fica evidente em todos os dialogos do filme, quase sempre pensados numa emoçao pura e mais que isso pouco trabalho no processo de investigação, num filme que se assume como marcadamente de baixa produçao.
Na realizaçao Todd Robbinson e um realizador que ja teve algumas abordagens de guerra nunca com grande sucesso e aqui volta a não ter, principalmente porque o filme é pequeno naquilo que sao as sequencias de guerra e mais que isso porque o filme nunca na realidade consegue transportar as personagens para outros patamares na historia.
No cast um conjunto de atores veteranos com papeis razoaveis com particular destaque para um Hurt que regressa a um bom nivel. A interpretação central vai para um Stan ainda à procura do seu proprio espaço, até ao momento ainda por conseguiur

O melhor - A emoçao do filme

O pior - Os flashbacks inocuos de guerra

AValiação - C

No comments: