Sunday, February 02, 2020

1917

Se as previsões estiveram certas na próxima semana quando for anunciado o vencedor do oscar de melhor filme provavelmente este épico filme de guerra de Sam Mendes sera o vencedor, sendo o regresso do realizador ao olimpo depois de no seu primeiro filme ter conquistado esse mesmo ouro. Este original filme de guerra foi uma das boas surpresas criticas do ano, e principalmente junto do publico reunindo o valor critico e comercial que muitas vezes e necessário para ser o grande vencedor de prémios.
SObre o filme podemos dizer que na historia temos uma simples historia de guerra em plena primeira guerra mundial, Contudo tudo o restante que o filme pode ter no seu funcionamento tornam este num dos grandes filmes do ano a todos os níveis, pela experiencia que da aos espetadores tornando interativo num cenário de guerra, uma realização de excelência e mais que isso interpretações de uma intensidade pouco comum em dois jovens actores, tornam se não no melhor filme do ano pelo menos o maior impacto.
As duas horas de filme e uma experiencia de cinema claro, daqueles filmes que faz com que as pessoas regressem as grandes salas pelos efeitos, pela interatividade que o filme nos da pelo estilo que o filme adopta na sua realização mas mais que tudo pela forma como o filme consegue ter um impacto emotivo em determinadas sequencias que pouco ou mesmo nenhum filme de guerra pelo menos nos últimos anos se aproximou.
Num género que andava um pouco colocado de lado 1917 é um dos melhores filmes de guerra que há memoria, cru, intenso, psicologicamente impactante juntando a isso uma realização e um modelo de filme original que o tornam num dos maiores acontecimentos cinematográficos dos últimos anos.
A historia fala de dois jovens combatentes dos aliados em plena primeira guerra mundial, que são enviados em plena linha de guerra de um batalhão ao outro de forma a transmitir uma informação que ira alterar o curso da guerra e salvar milhões de vida, mesmo que a de ambos esteja em risco.
E difícil um filme de guerra ter um argumento de primeira linha, e na base este tem uma historia simplista. Principalmente na primeira parte ainda temos um ou outro dialogo de primeira linha mas rapidamente o filme percebe que os recursos e os pontos fortes estão num outro segmento e ai vai a aposta total.
Sam Mendes tem sem duvida nenhuma a melhor realização do ano e talvez uma das melhores dos últimos, anos a aposta no filme e acção na primeira pessoa torna toda a trama como se nos tivéssemos la dentro e o impacto e brutal. Um realizador que num estilo diferente voltou a tocar no topo como poucos o fizeram.
No cast o filme tem dois jovens em interpretações incríveis que mereciam mais reconhecimentos nos prémios quer McCkay quer Chapman são intensos tem interpretação física e emotiva, que mereciam romper a ideia de que nos filmes de guerra não existem interpretações. Esperemos que seja a entrada para excelentes carreiras porque aqui parece claro que existe qualidade.

O melhor - O que a realização nos dá.

O pior - A historia do base e algo linear

Avaliação - A-

No comments: