Sunday, August 05, 2018

The Miracle Season

Filmes sobre eventos desportivos já são um lugar comum no panorama cinematografico de todos os anos nos EUA. Este ano surgiu um dado novo, o filme ser sobre Volleyball com um realizador experiente mas com uma historia igual a tantas outras alterando apenas o desporto. Este tipo de filmes e usualmente recebido com uma mediania quase indiferente e este filme acabou por nao ser diferente em termos criticos. Comercialmente tambem me parece que este estilo ja chamou mais a atençao do que o faz hoje ja que os resultados foram quase rudimentares.
Sobre o filme eu confesso que tem um problema de inicio a fim do filme é completamente obvio, Claro que se pode dizer que conta-nos uma historia real, mas isso em momento algum limita uma abordagem diferenciadora ou mais que isso algum tipo de perceito nas sequencias desportivas, o filme nao tem nenhuma das duas, a abordagem e totalmente tradicionalista ao maximo, quer na narrativa quer na realizaçao e os eventos desportivos sao quase monocordicos.
Claro que eu considero sempre positivo glorificar feitos desportivos unicos, aqui temos algo assim, uma equipa que se transcende na dor, embora o filme nos pareça quase sempre demasiado simplista mesmo na questão do luto, nao trabalhando propriamente o acontecimento depois de o mostrar limitando-se aos factos em si.
Ou seja um filme desportivo, pequeno em todos os pontos com uma mensagem positiva e com a homenagem merecida embora nos pareça que o filme e do tamanho do feito em si, quando comparado com outros que ja tiveram os seus momentos. Tem outro problema que e comum a maioria dos filmes de desporto, retratar com fidelidade momentos desporitivos ainda nao e propriamente conseguido em Hollywood.
O filme fala do feito de uma equipa de vollwyball feminina que depois de ver a sua capita e grande estrela morrer mesmo antes do inicio do campeonato, tenta arranjar forma com os restantes elementos de revalidar o titulo, mesmo sob as circunstancias dificeis.
EM termos de argumento o filme e um conjunto de cliches do genero, com personagens pouco trabalhadas, os discursos motivacionais usuais e pouco de diferente ou de marcante num filme demasiado pela formula.
Sean Mcnamara e um realizador experiente com diversos filmes familiares sobre historias reais. A sua marca na realizaçao e a simplicidade e tentar ter coraçao, contudo tudo se parece demasiado a telefilmes de domingo a tarde talvez por isso mesmo com uma carreira longa ainda nao tenha o seu filme de referencia.
O cast e tambem ele pobre, o recurso a consagrados como Hurt e Hunt acaba por dar ao filme nas personagens mais crescidas alguma dimensao que em termos de actrizes juvenis o filme nao consegue ter, todas demasiado parecidas e sem força nas personagens que as diferencie.

O melhor - A gloria ao feito e sempre positiva

O pior - O filme nao conseguir ser arrojado em nenhu, dos seus aspetos particulares

Avaliação - C-

1 comment:

Hugo said...

É um gênero que dificilmente entrega alguma surpresa.

Mesmo assim tem alguns filmes muito bons.

Eu gosto bastante de "Momentos Decisivos" de David Anspaugh sobre um time de basquete colegial de um pequena cidade de Indiana. Gene Hackman e Dennis Hopper são os destaque do elenco.

Abraço