Paul Schrader ficara sempre conhecido no mundo do cinema como um argumentista de ponta, que teve nas suas colaboraçoes com Martins Scrocese o seu momento mais elevado. Nos ultimos anos as coisas nao tinham estado felizes colecionando projetos polemicos e usualmente pouco aceites pela critica, algo que conseguiu alterar com este pequeno filme que tornou-se não so um sucesso critico mas tambem o seu filme mais valorizado enquanto realizador. No que diz respeito a questão comercial os resultados ate foram consistentes para um filme que em momento algum consegue ser facil.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que não e um filme facil, e um filme de movimentos lentos, que tenta potenciar em demasia a forma de pensar dos espetadores mas ao mesmo tempo acaba por ser tornar num emaranhado ideologico das personagens que fazem dele mais que um grande filme, um filme com bons momentos e em determinados momentos com bons dialogos.
O problema do filme acaba por ser o seu final, algo estranho ou nao fosse o mesmo escrito pelo argumentista de Taxi Driver, aqui o filme perde-se um pouco na mensagem que nos quer dar, pese embora se perceba que o filme quer ir a transmissao de conviçoes e mais que isso que estas sao formas de pensar obvias. Nisso o filme nem sempre e politicamente correto na forma como une a religiao e a politica numa unica forma de vida.
Ou seja First Reformed nao sendo na minha opiniao um grande filme e um filme inquieto na forma como nos da a sua mensagem, por vezes perde-se algo em excentricidades mas isso e assinatura do realizador. Nao e um filme para todos, nao e um filme facil, mas e um filme aceitavem com uma mensagem em muitos momentos forte.
A historia fala de um padre responsavel por uma igreja turistica que acaba por se ver envolvido por um casal com problemas no homem, que acaba por se suicidade em torno das suas conviçoes existenciais.
EM termos de argumento o filme nao tem uma estrutura centram bem definida e aqui pensamos que o filme deveria ser em momentos mais objetivos, mas isso nao retira alguns bons momentos de dialogos quase sempre ideologico entre as partes.
Na realizaçao podemos dizer que Schrader tem um trabalho de risco, existe um ou outro ponto com assinatura mas de um realizador que nunca se conseguiu impor neste cargo, aqui temos mais risco e ele funciona melhor, principalmente nas definiçoes de espaço do filme.
No cast podemos dizer que o filme acaba por ser inteligente ja Hawke nos ultimos anos ganhou alguma intensidade que e importante para o papel resultar, o filme acaba por se tornar num ato de uma personagem deixando espaço minimo para as restantes.
O melhor - ALguns momentos de dialogo ideologico
O pior - Penso que um filme como este deveria ser mais concreto no seu final
Avaliação - C+
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