Sunday, June 03, 2018

Every Day

Em plena epoca dos dias dos namorados surgiu este pequeno filme a adaptaçao ao cinema de um livro romantico muito vendido nos EUA, e que marcava o regresso a atividade da Orion. Os resultados contudo ficaram aquem do esperado num filme que ate conseguiu distribuição wide. Criticamente as avaliações ficaram pela mediania, sendo que comercialmente o filme ficou longe de grandes resultados para o qual terá contribuido a falta de primeiras figuras do cinema.
Sobre a historia, e normal por altura do dia dos namorados surgirem filmes sobre o amor nas suas vertentes. Este é mais um filme sobre esse tema, com uma abordagem diferente de amar a mesma pessoa em diferentes corpos. A ideia não é facil e o filme tem dificuldades principalmente na fase inicial em fazer a ideia funcionar, porque dar uma existencia a diversos corpos nao e facil, quer em termos de quimica mas acima de tudo em termos de intensidade do filme.
O filme tem claramente essa dificuldade na forma como a mensagem nao tem tanto impacto do que uma abordagem normal. Mas a ideia e original e o filme consegue na fase final desatar um no narrativo que a determinada altura os espetadores pensam ser impossivel de fazer. E obvio que nao e o final completo mas parece que termina com uma boa decisao, algo que nao seria facil tendo em conta a forma como o filme chega a sua conclusao.
Ou seja um filme de amor adolescente com todos os cliches desses filmes, mas com uma ideia diferente, absurda mas que pelo menos diferencia o filme de outros mais basicos e com historias mais comuns. Nao e um prodigio em termos narrativos, mas sem duvida que se trata de um filme romantico a sua maneira.
A historia fala de uma adolescente que acaba por se apaixonar por alguem que muda de corpo diariamente e que a faz envolver-se com diferentes pessoas todos os dias, tentando ir para alem do amor do corpo.
No argumento temos uma ideia de base estranha, que nos parece pouco funcional, mas que é original. Na sua concretização recorre a demasiados cliches, mas e no final que o argumento consegue ser mais funcional quando e realista com a sua base.
Na realizaçao Michael Sucsy ja esteve relacionado com outros filmes romanticos um deles de sucesso como The Vow, sabe filmar relaçoes e integrala-as em filmes assumidamente romanticos. Nao e um artista mas a tarefa fica cumprida.
No cast pouco ou nenhum risco Rice e uma jovem em ascençao com um papel de destaque, onde a sua simplicidade e sensibilidade com pouco destaque para os restantes que tem pouco tempo de antena

O melhor - A ideia e diferente

O pior - A ideia contraria a quimica que os filmes romanticos tem que ter

Avaliação - C

No comments: