Monday, June 18, 2018

Gringo

O cinema de ação com diversas personagens e com diversas situações insolitas esteve bastante na moda no ultimo ano principalmente com um sucesso de Baby Driver e Atomic Blonde. Este ano logo no inicio do ano surgiu este peculiar gringo, que de imediato se percebeu que criticamente iria ficar longe dos melhores com avaliações demasiado medianas, e comercialmente quem sabe por esta falta de impulso critico acabou por se tornar num rotundo floop.
Eu confesso que sou particularmente fa deste tipo de filmes principalmente se os mesmos conseguir criar uma boa intriga, um interessante envolvimento e algum humor. O filme tem alguns pontos onde funciona desde logo o humor em quantidade e forma interessante, com particular incidencia com as historias de animais. Em termos de intriga o filme parece ter por vezes um excesso de personagens quando algumas delas nada servem para o filme. E na abordagem que o filme nao consegue atingir o nivel de outros com falta de risco ou uma abordagem diferenciadora.
Grinco e um filme particular, um filme com personagens muito proprias e situações insolitas, claro que ficamos com a ideia plena que no genero ja assistimos a filmes muito mais bem trabalhados e mais que isso filmes que ao mesmo tempo conseguem juntar os tres pontos que acima descrevi. Mas mesmo assim é indiscutivel que temos aqui um filme interessante quase sempre com ritmo e muitas vezes esses sao os pontos que diferenciam um filme interessante de um filme aborrecido.
De realçar tambem que as personagens principalmente as centrais se encontram bem distribuidas e bem caracterizadas ficando a ideia que um filme mais curto em termos de personagens nos daria mais das mesmas e o filme poderia funcionar bem melhor.
A historia fala de um funcionario de uma farmaceutica que se ve envolvido numa intriga entre a sua empresa e um quartel de droga em pleno mexico, bem como com a sua vida pessoal totalmente arruinada entra numa sequencia interminavel de acontecimentos pouco previsiveis.
Em termos de argumento temos uma historia dificil com muitos paralelismos nem sempre nos parece totalmente bem trabalhada mas o filme acaba por ter bons momentos. Algum excesso de personagens mas as principais tem momentos deliciosos, não é um filme totalmente criativo mas funciona.
Nash Edgerton irmão de Joel tem aqui o seu filme mais visivel de alguem que habitualmente se dedica a video clips, a abordagem poderia ter dado mais ao filme a parece algo simplista para o argumento em si. Esta primeira apariçao ao mais alto nivel nao fica na retina embora o argumento podesse dar mais.
No cast parece-me termos bons papeis, desde logo Oyelowo num papel mais ativo, mais exigente fisicamente do que é habitual a demonstrar uma versatilidade que nos ultimos momentos estava algo afastado. O maior destaque vai para Theron que acaba por ter a personagem mais bem escrita e que encaixa perfeitamente nas suas caracteristicas enquanto atriz

O melhor - As personagens principais

O pior - O excesso de personagens

Avaliação - C+

No comments: