Friday, April 20, 2018

Den of Thieves

Os filmes sobre golpes a instituições bancarias sempre tiveram uma presença muito propria no cinema e chamaram a atenção para os adeptos do cinema. Com algumas adaptaçoes e historias de maior sucesso que outras, em Janeiro do presente ano surgiu um filme sobre grupos de policias e ladroes com muitos pontos em contacto que acabou por passar com mediania quer comercial quer critica que nao deu a dimensao que a duraçao do filme fazia prever.
Den of Thieves é um filme com algumas qualidades que devem ser assumidas, a capacidade de fazer um filme detalhado no plaeamento do golpe, em algumas interpretaçoes principalmente no lado dos maus, e um final que acaba por nos dar a volta a tudo aquilo que nos estamos a pensar. Contudo e um filme com defeitos tambem vincados como nao dar nada sobre as razões das personagens para os seus planos, existir alguns pontos do argumento que sao abandonados mas acima de tudo a elevada duraçao para um filme do genero.
mesmo assim e nao sendo propriamente uma obra prima ou com um significado muito imponente parece que acima de tudo e um filme de entertenimento razoavel, mesmo tendo em conta a sua duraçao, e um filme que vai crescendo principalmente quando o climax chega e acima de tudo aposta no twist final que e sempre um trunfo para qualquer filme que tem como objetivo a aceitaçao comercial.
Numa altura em que os argumentos sao repetidos, este acaba por ter alguns pontos diferentes mesmo que outros pouco trabalhados o que nao e compreensivel em face das quase duas horas e meia de duraçao. Ficamos com a ideia que principalmento no lado mais negro dos grupos existia muito mais para contar e explicar.
O filme fala de um conjunto de policias que passeiam nos limites da lei e a forma como tentam investigar um grupo de assaltantes com um plano enorme de roubar uma instituição bancaria.
No centro do argumento nao temos nada de particularmente distinto neste filme, em termos de intriga o filme funciona principalmente nos detalhes do plano e na forma como surpreende o espetador. Perde pela ma contextualizaçao dos personagens.
Gudegast e um realizador que ate ao momento era mais conhecido por argumentos de filme de açao e mesmo assim longe de um sucesso interminavel. No filme temos competencia com simplicidade permitindo ritmo ao filme, mesmo que nunca arrisque em algo mais artistico.
Uma das surpresas positivas do filme vem no cast Schreiber o irmao mais novo de Liev tem uma pretação de relevo, demonstrando carisma e intensidade que lhe fazem pensar numa carreira mais seria nos proximos anos. Jackson Jr parece demasiado Ice Cube e Butler e algo repetitivo nos seus papeis.

O melhor - Schreiber

O pior - A falta de explicaçao das personagens

Avaliação - C+

No comments: