Saturday, April 28, 2018

Winchester

Casas assombradas tem sido o abono de familia dos filmes de terror que repetem e repetem o estilo e o argumento com mais empenho em termos visuais ou como neste caso com um cast mais recheado de estrelas valorizadas noutros generos. Pese embora este esforço o resultado não foi muito diferente da maior parte dos filmes do genero. Criticamente um desastre com avaliações essencialmente negativas, sendo que comercialmente também esteve longe dos resultados melhores do genero.
Winchester trazia algo de novo automaticamente ao genero, que é um elenco com actores de primeira linha critica, em bom momento de forma o que fez antever que na essencia algo de diferente tinha que ter este filme para chamar a atenção de Mirren e Clarke. Pois bem desengane-se quem como nos pensou assim, temos um filme rigorosamente igual a muitos, com pouco ou nenhum suspense, e que o terror apenas funciona na caracterizaçao dos alegados espiritos ja que de resto o filme quase não existe nesta dimensão.
Por tudo isto e facil perceber que se trata de um mau filme, confuso, que nao consegue fazer imperar a sua dinamica narrativa, onde apenas a logica do "karma" parece ter algum efeito pela questão da pessoa em causa ser a dona de uma empresa de armas. O unico ponto que funciona no filme e esta inerente a historia em si é a complexidade arquitetonica da casa onde tudo acontece, mas mesmo aqui pensamos que tudo poderia e deveria ser mais aproveitado.
Num genero que nos ultimos anos ganhou alguma qualidade este filme e o regresso as historias repetidas com o unico objetivo de ganhar dinheiro, sendo que para isso ja se recorre a atores de primeira linha, que aceitam participar em filmes que nada lhe oferece de novo, como e este caso.
A historia fala de uma psiquiatra que é chamado para uma mansão para avaliar o estado psicologico de uma proprietaria de uma empresa de armas, contudo de imediato percebe que aquela casa tem algo invulgar.
O argumento e a repetição constante de argumentos que se faz no terror, principalmente no que diz respeito a espiritos, o filme não tras nada de novo, narrativamente, nos dialogos e nas personagens, dai que seja bastante pobre.
Na realizaçao os irmãos Spierg relacionados com o terror, tinham muito para dar estetica ao filme e acabam por se centrar demasiado na personagem principal esquecendo tudo o resto. Nao sendo um filme de serie B de terror esta longe de ser uma obra prima estetica.
Se no caso de Mirren a idade avançada podera fazer com que as opções de carreira sejam diminutas, no caso de Clarke em boa forma e com muitos filmes na onde não se consegue perceber esta opção de um actor em ascensão de carreira e que nao beneficia nada deste genero de filmes.

O melhor - A casa

O pior - O argumento repetido pela enesima vez

Avaliação - D+

No comments: