Wednesday, April 25, 2018

Pacific Rim: Uprising

Cinco anos volvidos depois de Guillermo del Toro ter surpreendido com uma grande produção sobre robots gigantes mas com entertenimento de ponta, surge a sua sequela, desde logo sem o realizador mas tambem sem os dois protagoniostas principais. Talvez pela falta da base essencial de sucesso do primeiro filme o resultado critico foi claramente inferior com avaliaçoes medianas com tendencia mesmo negativa. Em termos economicos o filme conseguiu resistir principalmente nos mercados internacionais ao contrario do americano onde acabou por ficar muito aquem do primeiro filme.
Sobre a obra em si, e começando por ressalvar ter sido adepto do primeiro filme, este segundo filme comparativamente e um desastre completo, desde em termos narrativos, onde nao só nao acrescenta nada como cai em todos os cliches que o primeiro filme resistiu, mas mais que isso na sua esscencia limita-se a enumeras sequencias de açao sem grande plano com efeitos de ponta e nada mais.
Aconteceu com Pacific Rim aquilo que aconteceu com Transformers, depois de um primeiro filme funcional principalmente a nivel de entertenimento temos obras sequentes pouco trabalhadas, quase de forma a potenciar os efeitos especiais de ponta mas sem qualquer valor narrativo e mais que isso sem os elementos diferenciadores que funcionaram no primeiro filme.
Nao sei se iremos ver novos episodios a falta principalmente da base do primeiro para o segundo filme e muitas vezes a morte das sagas e aqui temos um baixar de qualidade significativo num filme cujo primeiro filme foi uma boa junçao de tecnica e argumento quando aqui temos um filme que apenas ficou com a tecnica.
O filme segue dez anos o primeiro filme, onde novamente temos o ataque dos seres de outro mundo, com toda a força com uma nova equipa determinada em salvar o mundo desse mesmo ataque.
Em termos de argumento muito pouco, a base vem do primeiro filme, e pouco mais e acrescentado, alguns twists nas personagens, pouco ou nenhum humor, e uma intriga tipica de filme serie b. Muito pouco para um filme com este orçamento.
Na saida de Del Toro ficou com o leme DeKnight um realizador de obras maiores da televisao que aqui teve o seu maior projeto mas sem brilho, muitos efeitos mas pouco autor, necessitara de mais filmes para ter mais risco.
Por fim em termos de cast, claro que Humman e Alba sao muito mais funcionais que um Boyega que ainda nao confirmou a razao de ter sido escolhido para Star Wars e um Scott Eastwood que ainda mostra ser apenas a sombra do seu pai. Pior que tudo um Day funcional em comedia mas ridiculo a assumir a vilania do filme.

O melhor - Os efeitos continuam de ponta

O pior-  COmo se esgota um bom primeiro filme.

Avaliação - D+

No comments: