Monday, March 09, 2015

Chappie

Neil Blomkamp é desde Distrito 9 um realizador a seguir, o sul africano é prodigo em juntar nos seus filmes ficção cientifica com o lado mais negro dos bairros sul africanos, num misto de evoluçao e decadencia. Este ano surgiu mais um filme com esta base, este particular Chappie. O resultado critico ficou longe da unanimidade que conseguiu com o seu filme de estreia, com avaliaçoes dispares mas acima de tudo negativas. Comercialmente o filme estreou muito aquem das melhores expetativas pese embora tenha ganho o fim de semana de estreia.
Eu confesso-me um amante da obra Distrito 9 do realizador, dai que é facil gostar em grau mais moderado de Chappie, porque na base o filme é parecido sendo a sua conclusao mesmo demasiado igual. Na construção do filme, temos momentos melhores, como o humor utilizado principalmente na caracterização do robot que da origem ao filme, como outros momentos claramente inferiores, como o exagero dos confrontos o exagero na caracterizaçao de alguns personagens que talvez nao sejam tao diferentes assim, isso acaba por tornar Chappie uma obra menor na filmiografia do realizador.
Mas mesmo assim estamos perante um filme com competencias bem assinaladas, o risco no fim, que apenas perde dimensao pela proximidade aos filmes anteriores do realizador, a excelente construçao de Colpey na personagem, quer na voz, quer nos movimentos e a mais valia total do filme. E um filme que percebe perfeitamente que e um blockbuster e gere-o dessa forma.
Do lado negativo o exagero os confrontos entre os lados mais radicais do filme, a caricatura que sao os protagonistas sul africanos que entram no filme um pouco em volta do seu culto que o filme nao necessita pois e maior do que propriamente as suas figuras e por vezes ver um actor do nivel de Jackman entrar num freak show de ninja e yolandi é estranho principalmente porque estes dois estao longe de ser actores.
A historia fala de um robot a quem e instalada inteligencia artificial que e criado num grupo de gagsters sul africanos, de forma a poder os ajudar num assalto, num momento em que estes robots sao criados para funçoes policiais, esta aposta vai acabar por ficar em risco.
O argumento tem bons momentos principalmente na gestão de um blockbuster, ou seja na intensidade emocional, na ligeireza do humor estão bem assinalados. perde em algum exagero da situação dos conflitos e num humor demasiado infantil por vezes da personagem central.
Blomkamp e um realizador de excelencia e acima de tudo alguem que sabe como poucos utilizar a catastofre das condiçoes sociais do seu pais como pano de fundo para nos trazer uma autentica selva urbana que caracteriza como ninguem. Nao tem a questao surpresa de Distrito 9 mas a realizaçao e muito semelhante.
No cast é brilhante a construção a todos os aspectos de Colpey no filme, a voz e os movimentos de Chappie sao a alma do filme de principio a fim, e se do lado da evolução o realizador nao arrisco com a coerencia de Jackman, em termos nativos, a aposta da irreverencia dos musicos rap funciona apenas como exercicio de estilo ja que em qualdade interpretativa estao bem longe das exigencias de um filme como este.´

O melhor - Chappie himself

O pior - A qualidade como interprete de Ninja e Yolani

Avaliação - B-

No comments: