Monday, March 09, 2015

Black Sea

Há cerca de meia decada atrás e depois do sucesso de Last King of Scotland todos pensaram termos descoberto mais uma figura de proa do cinema americano ou seja Kevin Macdonald. COntudo oito anos volvidos nunca mais conseguiu encontrar um filme que conseguisse chamar a si a força critica da sua obra prima, continuando a passear pelo lado mais competente do cinema britanico. Neste filme conseguiu avaliaçõe essencialmente positivas pese embora não tenham sigo magnificas. Comercialmente como ja vem sendo habito nos ultimos filmes os resultados foram modestos.
Os filmes de submarinos como este são filmes que dependem muito das personagens para realmente terem intensidade e conseguirem sublinhar a sua eficacia, ou então sao filmes aborrecidos de sentido unico. Aqui temos uma dictomia entre estes dois pontos. No meio de jogos de esconderijos em termos das reais convicções de cada um o filme acaba por ter picos de intensidade, e personagens instaveis que da ao filme alguma imprevibilidade que o torna interessante. Contudo com o crescer desta mesma caracteristica o filme torna-se demasiado exagerado no proveito que faz desta particularidade e retira-lhe realismo, que e algum sempre aperciado para avaliar a maturidade de uma obra.
Na realação entre as pessoas todas elas sao demasiado distantes para o filme em si o que lhe faz baixar o ritmo, ganha apenas na parte final quando temos a sensação que a relação de Robinson e Tobin é a que resiste a um numero de personagens exagerado, e que cujo o sumo nem sempre e o desjado.
Enfim portanto estamos perante um filme competente que uiliza bem os seus trunfos, como o pouco espaço concentrado da acção, o medo provocado pelo desconhecido, o desespero humano, mas perde noutros vectores que poderiam ser proveitosos, como o pequeno numero de personagens o perigo interno presente mas sempre colocado algo de lado relativamente ao externo, e principalmente a ligação mais forte entre personagens.
O filme fala de um conjunto de homens ingleses e russos que sao contratados por um magnata no sentido de tentarem encontrar um tesouro desaparecido no fundo do mar negro. Para conseguir obter tal valia e fornecido um submarino em desgaste completo que vai ser conduzido numa viagem cheia de perigos.
O argumento e competente pela forma como equilibra os perigos, perde em intensidade principalmente nas personagens porque apenas se centra no conflito em si e nao na relação entre as personagens que nos parecem demasiado subdesenvolvidas algumas delas.
Mcdonald ficou mais conhecido no mundo pela sua capacidade como argumentista do que como realizador, aqui tem um trabalho competente mas sem nenhum elemento particularmente diferenciador relativamente a outros filmes de submarinos. E um filme que nao lhe mancha a carreira mas que nao lhe da o impulso que talvez neste momento era necessario.
No cast tudo britanico, Jude Law em baixa em termos comerciais e um actor forte e comanda o filme, com o desempenho base de bom nivel, ao seu lado pouco a revelar tirando Mcnairy em subida de forma de um actor a estarmos atentos pois tem sido presença constante e aposta de realizadores ja conceituados.

O melhor - A forma como nos da os perigos internos do submarino.

O pior - As relações so existirem no conflito

Avaliação - C+

No comments: