Tuesday, December 04, 2012

Rise of the Guardians

Quando surgiu os primeiros posteres muitos duvidaram o que estaria por tras do filme, que demonstrava um homem todo tatuada, passado algum tempo e com mais detalhes foi anunciado que seria a nova animação de Natal da Dreamworks e que essa pessoa era nem mais nem menos do que o Pai Natal. Pois bem com o veu retirado o filme começou a ser uma das apostas comerciais para este final de ano. Os resultados pese embora sejam consistentes estão longe das explosões dos filmes de verão de animação mesmo assim tendo em conta o tema e a longevidade so a longo prazo poderemos percepcionar o seu alcance. Já em termos criticos as coisas não correram bem principalmente quando olhando para o seu adversario directo mais valorizado e empenhado em conseguir a nomeaçao para o oscar nesta categoria.
Rise os the Guardians é um filme interessante pese embora parece-nos demasiado serio de mais e aventureiro para o filme em questão que nos tras personagens tão familiares como a Fada dos dentes, Coelho da pascoa, pai natal ou João Pestana, A estes junta-se um protagonista proximo do publico alvo mas desconhecido e descontextualizado do publico europeu o que torna-o como uma personagem algo estranha no meio de todo o filme, mesmo assim aos poucos a sua historia propria vai ganhando protagonismo e este ponto vai desaparecendo.
A mais valia do filme e o imaginario infantil e a forma como moralmente o filme defende este ponto na forma com que as crianças são não so o publico alvo do filme mas tambem as suas protagonistas. Pese embora este facto parece-nos que nem sempre o guiao seja o mais infantil que o filme poderia ter levando-se muitas vezes pela tematica da acção e do desenvolvimento de sequencias longas que acabam por não ser beneficas narrativamente para o filme.
Ou seja estamos perante um filme competente mais original na ideia de base do que na forma com que acaba por se concretizar mesmo assim o filme tem ritmo, algo repetitivo mas não podemos dizer que se trata de um mau filme mesmo que em nenhum ponto consiga chamar a si a competencia dos melhores filmes do genero.
A historia fala de um grupo de guardioes do imaginario infantil composto pelo pai Natal, coelho da pascoa, fada dos dentes, joao pestana e depois juntos com Jack Frost que tem de lutar contra o bicho papao de forma a conseguir manter o imaginario infantil com algo benefico em deterimento do medo.
O argumento ate pode ter uma ideia original e uma permissa moral bem intencionada, que acaba por ter em todas as dimensões mas por outro lado na sua concretização narrativa nem sempre o filme consegue implementar essa originalidade caindo quase sempre num facilitismo exagerando e em excesso do filme, como acçao.
A realizaão e produao do filme e simpatica tem bons momentos cria bem esteticamente as personagens cortando com o tradicional mas acabando por ter todas as percisoes do mais evoluido em termos tecnicos pese embora nos pareça que nem sempre os use da melhor maneira porque nunca fica a estetica como mais valia tirando no vilão.
Em termos de vozes o recheio valioso e conceituado do cast apenas se destaca em dois pontos Baldwin dá-nos um bom pai natal na sua voz rouca e cansada, mas é mesmo com Law na pele de vilão que temos o melhor ponto do filme, numa das melhores caracterizaçoes vocais que ha memoria em termos de animação, a personagem para alem da mais expressiva tem na voz de Law a mais valia de todo o filme.

O melhor  - O vilao e a voz de Law

O pior -A historia não seguir a originalidade da ideia

Avaliação -C+

No comments: