Thursday, December 27, 2012

Jack Reacher

Todos ficaram boquiabertos quando foi apresentado este filme, produzido por Tom Cruise e protagonizado pelo propria a historia deste heroi solitário que é descrito como loiro de 1,90 seria na verdade no cinema encarnado por Cruise. Muitos pensaram que seria a maior loucura do actor, uma total desconexão com a realidade mas o filme foi á frente, e saiu neste final de ano. Comercialmente parece-nos obvio que não é propriamente o filme com mais valor comercial do actor, uma apresentaçao decepcionante, muita competiçao e a ma onde Cruise poderiam condicionar o filme, para alem de que criticamente as coisas foram medianas, longe de ser um desastre mas também nada de particular surpresa.
Contudo para quem tinha poucas expectativas relativamente ao filme e que pensava que veria apenas um filme tipico de acção sai do cinema muito surpreendido pela positiva, desde logo porque o filme tem carisma e estilo proprio, para alem da acção a forma como a personagem e criada da dinamismo a todo o filme, bem como dimensão e proximidade do publico. A forma como se sai do cinema e da forma como se observam os restantes espectadores e que o filme mesmo com a longa duraçao nunca é monotono e que agrada a quase todos os espectadores que vem a função do cinema retribuida.
E com os principais propositos cumpridos e tambem um filme de pormenores principalmente na forma inteligente com que consegue coabitar no mesmo filme uma acção trepidante sem necessidade de grandes efeitos, intriga iteressante pese embora nos pareça a parte menos forte do filme e aquela que nos parece mais central e por fim em termos humoristicos muito em forma da propria personagem central.
COmo lado mais negativo do filme talvez alguma previsibilidade ou um enredo que é bastante encruzilhado e intenso inicialmente mas que se resolve talves de uma forma simples demais fica a sensação que neste particular o filme podia ser mais forte maduro e quem sabe mais surpreendente, contudo não descura as boas opçoes e raciocinios do proprio filme e da forma com que isso intensifica a historia.
O argumento é simples depois de um assassinato em serie e quando se tenta encontrar o culpado surge Reacher um vingador que ja tinha entrado na vida do alegado autor e que acaba por tentar perceber a razão de todos os crimes cometidos, aqui encontra-se com os dois lados a acusação e a defesa.
O argumento ganha mais nos pormenores e no inicio do que propriamente na sua conclusão mais simples e mais tipicas de filmes basicos de acção, mas isso nao descura todo o objecto de dialogo de excelencia do seu protagonista, e tambem a forma com que o filme acaba por lançar as suas charadas para o espectador tornando o filme com ritmo.
A realizaçao pese embora não nos pareça muito estetica tem estilo proprio, contudo parece-nos que nem sempre tem a dimensao que o restante filme tem, tem opçoes proprias mas não deslumbra nem seduz o espectador parece-nos claramente que Mcquirre e bem melhor argumentista que realizador.
Por fim o cast sem grandes figuras tem no carisma de Tom Cruise o grande segredo, e pese embora se discuta a sua qualidade parece-nos obvio que em termos de entertenimento e acção poucos preenchem o ecra como ele, e mais uma vez comprova isso, deixando pouco espaço para outros onde so no fim Duvall consegue aproveitar.

O melhor - Os dialogos do personagem central

O pior - A narrativa encruzilhada se ir simplificando demasiado facilmente ao longo do filme

Avaliação - B

No comments: