Sunday, December 02, 2012

10 Years

É estranho olhar para um filme com um dos icons pop cinematograficos do momento e pensar que oeste filme teve uma estreia limitada quando o tema do filme, ou seja o reencontro pós escola está tanto em voga. Por este mesmo facto ou seja o facto do filme não ter uma estreia wide o impacto do filme foi diminuido com resultados quase insignificantes que nos leva a questionar a opção do estudio, ja que tambem em termos criticos e apesar de avaliações maioritariamente positivas não foi deslumbrante o suficiente para o filme resisitir por este parametro.
!0 years e um filme curioso e simpatico sobre o reencontro que nos dá um valor nostalgico interessante de colocarmo-nos na situação e conseguirmos perceber que tipo de paralelismos tipicos iriam existir , e neste particular o filme sem ser denso acaba pro perfeitamente entender o que quer e fazer funcionar sem cliches sem exageres, podemos dizer e um filme directo ao ponto. É certo que em determinados momentos o filme exagera na caricatura de algumas personagens mas acaba por existir sempre alguem assim num grupo tão grande como o retratado no filme.
O ponto que nos parece mais bem explorado no filme é a confusão de sentimentos os que temos no presente e são inabalaveis com o que são contextualizados com aquelas pessoas e aqui o filme, nos conflitos internos das personagens e muito forte alias e neste ponto que o filme perde mais tempo.
É obvio contudo que estamos perante um filme simples e linear que não arrisca que nem sempre é maduro osuficiente para tratar o tema de uma forma o mais maturo possivel mas talves esses pontos não fossem necessarios nem tão pouco fosse o objecto do filme, que na nossa opimião e retratar uma situação simples como ela tenta ser.
O filme fala de um grupo de amigos que se reune depois de dez anos apos o termino do liceu, com vidas diferentes o filme fala de um dia com diveras actividades de um marco que conduz a reencontros encontros e mais alguns pontos.
O argumento é basico tenta na sua forma de estar ser simples explorar emoções basicas e pouco mais sofre de excesso de personagens e que acima de tudo não permite que algumas evoluam dentro daquilo que poderiam efectuar por defice de direito de antena, contudo colocar um filme mais longo poderia o tornar facilmente aborrecido em termos narrativos.
A realização e simples novelesca, sem grandes rasgos ou riscos ou seja tem apenas o objectivo de transmitir emoçoes e relaões, não se expondo muito, um tipo de realizaão simples.
Em termos de cats um elenco riquissimo, e se no patamar principal todos ganham pela suavidade e nostalgia fisica das suas personagens não existe ninguem que se sobressair ressaltando o funcionamento de todos como colectivo

O melhor  - A suavidade da forma do filme

O pior - Excesso de personagens.

Avaliação - B-

No comments: